10 de janeiro de 2025

Como o Brasil pode se beneficiar do crescimento da Índia

A coalizão liderada por Narendra Modi venceu as eleições do país, mas com menos votos que o esperado. Eleito pela primeira vez sem maioria absoluta para governar, Narendra Modi tem a seu favor números de uma economia robusta: a Índia é o país do G-20 que mais cresce, uma média de 5% ao ano em mais de uma década — apenas no primeiro trimestre deste ano o PIB saltou 7,8%.
Para João Paulo Nicolini, doutor em ciência política pela UFMG e Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, há setores indianos cada vez mais interessados investir no exterior, algo que pode beneficiar o Brasil.
“A gente vê uma entrada de capital indiano do Brasil acontecendo em setores energéticos, e nós sempre tivemos uma boa relação com os indianos no setor de ciência e tecnologia”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (5).
Narendra Modi em 1º de junho de 2024
Rajesh Kumar Singh/AP
“Eles conseguem nos prover, por exemplo, ajudas em setores estratégicos, questões até militares. E eu acho que isso é um momento que nós podemos, também, cada vez mais, nos aproximarmos inclusive de estudos que são sempre conduzidos com apoio de setores indianos, relações com a Embrapa e até relações do comércio nuclear, por exemplo.”
Nicolini também lembra, entretanto, que o crescimento da Índia é fomentado por uma indústria poluidora e que o país está sofrendo com catástrofes climáticas — Nova Délhi chegou a ter temperaturas acima de 50° durante a eleição.
“Isso faz com que haja uma pressão sobre o crescimento econômico do país. Nós vemos safras piores, é um país, ainda, que precisou, por exemplo, tomar medidas extremamente drásticas como cortar exportação de arroz para tentar diminuir a pressão inflacionária com a perda da safra.”
A coalizão liderada por Modi venceu as eleições do país, mas com menos votos que o esperado. Isso significa que, primeira vez em 10 anos, o partido de Modi não deterá sozinho a maioria no Parlamento indiano.
Os 240 assentos conquistados nesta eleição, segundo dados da Comissão Eleitoral, significam uma perda de mais de 60 cadeiras do partido Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) no Parlamento indiano.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Índia: crescimento é sustentável?
Índia: o resultado da maior eleição do planeta

Mais Notícias