19 de setembro de 2024

Como os eleitores que se informam pelas redes sociais dizem que vão votar em Ribeirão Preto, SP

Segunda pesquisa do Instituto Quaest sobre intenções de voto na cidade mostra percentuais de quem usa a internet como fonte de informação. Aplicaticos de redes sociais em celular: Facebook, Instagram
Brett Jordan/Pexels
As redes sociais, junto com a TV, são fonte de informação para a maioria dos eleitores de Ribeirão Preto (SP).
Pesquisa do Instituto Quaest, contratado pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra que 29% das pessoas que votarão nas eleições deste ano se informam sobre política pela internet. A TV é o principal meio de comunicação de 34%.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Os números foram divulgados na quarta-feira (18) e mostram a intenção de votos dos eleitores a partir da mídia que eles se informam.
A Quaest realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-07293/2024.
LEIA TAMBÉM
Ricardo Silva tem 54%; Roque, Marco Aurelio e André Trindade empatam tecnicamente em 2º
Quaest em Ribeirão: 67% dos eleitores dizem ter visto propaganda política nas ruas
Pesquisa Quaest: 44% dos eleitores de Ribeirão Preto se dizem ‘pouco interessados’ nas eleições, mas 75% garantem que vão votar
Veja, abaixo, os desempenhos dos candidatos entre os eleitores que se informam principalmente sobre as redes sociais e a TV. Atenção: as margens de erro nesses segmentos são maiores que na pesquisa geral.
Redes sociais e TV
Na pesquisa geral, Ricardo Silva (PSD) tem 54% das intenções de voto. Jorge Roque (PT), Marco Aurélio (Novo) e André Trindade (União) empatam tecnicamente em segundo lugar.
Entre os eleitores que se informam mais pelas redes sociais, Ricardo Silva lidera, com 50%. Na primeira pesquisa, divulgada em agosto, o candidato tinha 46% das intenções de voto de eleitores que usam as redes sociais para se informar sobre política.
André Trindade e Marco Aurélio aparecem com 8% e Jorge Roque com 5%, também empatados dentro da margem de erro.
Ricardo Silva também lidera as intenções de voto de eleitores que usam a TV como principal meio de se informar sobre política, com 62%.
Jorge Roque aparece na sequência, com 11%, seguido de André Trindade, com 3%. Os demais candidatos somam, juntos, 5%.
Além da TV e das redes sociais, a pesquisa também apontou que:
11% se informa sobre política com amigos, familiares e conhecidos
10% não se informa sobre política
8% se informa por meio de sites, blogs e portais de notícias
5% se informa por meio do rádio
2% se informa por jornais impressos
Leia mais notícias sobre as eleições na região de Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias