6 de novembro de 2024

Como seria se o metrô atendesse todas as regiões administrativas do DF? Projeto mostra ‘mapa ideal’


Desenho foi apresentado por designer gráfico em reunião técnica da Comissão de Transporte na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Especialista explica viabilidade da proposta. Metrô-DF
TV Globo/Reprodução
Um projeto apresentado em uma reunião da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), mostra como seria se o metrô atendesse todas as 35 regiões administrativas de Brasília. 🚈📍
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Atualmente, o metrô do DF conta com duas linhas (verde e laranja) que atendem seis regiões: Plano Piloto, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia.
No projeto feito pelo designer gráfico Victor Queiroz, são apresentadas outras 13 linhas, além da verde e da laranja (veja detalhes mais abaixo);
As linhas, com nomes de cores e pedras preciosas, passam por todas as regiões administrativas do DF, além do Entorno;
O mapa também inclui rotas de VLT (veículo leve sobre trilhos) e BRT (Bus Rapid Transit).
Segundo a professora e doutora em transporte Zuleide Feitosa, do programa de pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), o projeto é equilibrado, porém, para que seja viável, é preciso considerar aspectos como fronteiras, solo e infraestrutura.
“Teria que haver parcerias entre DF, Goiás e Minas Gerais, esse é o primeiro desafio. A outra questão fundamental seria um estudo aprofundado sobre o solo e sobre a infraestrutura que já está construída em Brasília”, diz a professora.
Outros pontos a serem considerados, segundo Zuleide Feitosa, são:
Se haveria orçamento suficiente para executar uma obra tão ampla;
Demanda de usuários suficiente para se operar tantas linhas.
Procuradas pelo g1, a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) e a Companhia Metropolitana do DF (Metrô-DF) disseram que pretendem expandir a rede viária e o metrô da capital (veja detalhes mais abaixo).

Entenda o mapa
Segundo o autor do desenho, as linhas seriam distribuídas assim:
🚆Linha 1 – verde (metrô): Ceilândia, Taguatinga Centro, Águas Claras, Guará, Terminal Asa Sul, Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Norte, Terminal Asa Norte, Lago Norte, Varjão, Taquari, Torre de TV Digital, Sobradinho I e Planaltina
🚆Linha 2 – laranja (metrô): Samambaia, Taguatinga Sul, Águas Claras, Guará, Terminal Asa Sul, Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Norte, Terminal Asa Norte, Lago Norte, Varjão, Taquari, Torre de TV Digital, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal
🚆Linha 3 – lilás (metrô): Gama, Santa Maria, Park Way, Candangolândia, SIA, Octogonal, Cruzeiro, Eixo Monumental, Rodoviária do Plano Piloto, Setor de Autarquias Sul, Setor de Clubes Sul, Ponte Honestino Guimarães, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardim Mangueiral e São Sebastião
🚆 Linha 4 – azul (metrô): Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, SIA, Octogonal, Cruzeiro, Eixo Monumental, Rodoviária do Plano Piloto, Universidade de Brasília (UnB), Lago Norte, Paranoá e Itapoã
🚆Linha 5 – vermelha (trem): Santo Antônio do Descoberto, Água Quente, EPNB, Guará, Jóquei, Cidade Estrutural, SIA, Rodoferroviária, EPIA, Taquari, Grande Colorado, Sobradinho I, Planaltina de Goiás, Formosa
🚆Linha 6 – amarela (trem): Águas Lindas de Goiás, Ceilândia,Taguatinga, via Estrutural, Jóquei, Guará, Vila Cauhy, Park Way, Santa Maria, Céu Azul, Valparaíso, Cidade Ocidental, Jardim Ingá e Luziânia
🚆Linha 7 – turquesa (VLT): Aeroporto JK, Jardim Zoológico, Terminal Asa Sul, W3 Sul, W3 Norte e Terminal Asa Norte
🚆Linha 8 – jade (VLT): Terminal Asa Sul, L2 Sul, L2 Norte, Terminal Asa Norte e Granja do Torto
🚆Linha 9 – diamante (VLT): Rodoferroviária, Eixo Monumental, Rodoviária do Plano Piloto, Esplanada dos Ministérios, Vila Planalto e Palácio do Planalto
🚆Linha 10 – rubi (VLT): Ceilândia (P Sul), Taguatinga Centro, EPTG, EPIG, CLDF, Praça do Buriti, Noroeste e Terminal Asa Norte
🚆Linha 11 – safira (VLT): Brazlândia, Taguatinga (Pistão Norte e Sul), EPCT, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Gama
🚆Linha 12 – esmeralda (VLT): Lago Oeste, Grande Colorado, Torre de TV Digital, EPCT, Itapoã, Paranoá, Altiplano Leste, Jardim Botânico, Jardim Mangueiral e Jardim ABC (Goiás)
🚆Linha 13 – coral (VLT): Terminal Asa Norte, L4 Norte, UnB, Setor de Clubes Norte, Vila Planalto, Setor de Clubes Sul, L4 Sul, Terminal Asa Sul, Setor Policial Sul e Octogonal
🚆Linha 14 – cristal (VLT): Sol Nascente/Pôr do Sol, Centro de Ceilândia, Taguatinga Norte, Vicente Pires, Cidade Estrutural, SIA, SMU, SAAN e Terminal Asa Norte
🚆Linha 15 – ouro (BRT): Rodoviária de Planaltina, Arapoangas, Vale do Amanhecer, DF-130, DF-250, Itapoã e Terminal do Paranoa
“Um sistema integrado de transporte poderia possibilitar o desenvolvimento econômico e cultural do DF, pois a população teria acesso a cidade, podendo se deslocar pelas diferentes Regiões Administrativas”, diz o designer gráfico Victor Queiroz.
👉O projeto de Victor foi exposto durante uma reunião técnica da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana (CTMU), na CLDF, no dia 30 de outubro, com o objetivo foi debater o futuro do metrô do DF.
Como é o metrô em Brasília
Imagem mostra mapa do Metrô-DF
Reprodução/Metrô-DF
Segundo a Companhia Metropolitana do DF (Metrô-DF), o projeto do Metrô-DF é composto por 29 estações, das quais 27 estão em funcionamento. Com uma frota de 32 trens, transporta em média 160 mil passageiros por dia.
A via do Metrô-DF tem formato de Y (veja imagem acima). Dessa forma, 19,19 km constituem o eixo principal e interligam a Estação Central (na rodoviária do Plano Piloto) à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras até Ceilândia Norte.
O outro ramal, com 8,8 km, abrange o trecho que liga a estação Águas Claras a Samambaia.
Para a professora Zuleide Feitosa, o metrô do DF, como é hoje, não é adequado e nem eficiente para a população. “Nós sabemos e acompanhamos essa luta dos passageiros, porque é uma linha muito restrita, em horários predefinidos que não atendem à necessidade.
“A população está sendo servida no mínimo da capacidade viável, então já está esgotada essa capacidade. É óbvio que é necessário ampliar essa rede viária, mas com todos os cuidados dos quais apontamos desde o princípio”, diz a especialista.
O que dizem o governo e o Metrô-DF
Em nota, a Semob informou que o corredor exclusivo do Eixo Oeste está em andamento e que “estão sendo desenvolvidos projetos de corredor exclusivos de BRT nos Eixos Leste, Sudoeste e Norte”.
Já o Metrô-DF disse que desenvolveu, entre 2015 e 2018, o Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do DF (PDTT-DF), “que teve como objetivo a especificação da rede pretendida para o Sistema de Transporte Público sobre Trilhos do Distrito (STPT-DF) em um horizonte de 20 anos”.
A companhia informou ainda que iniciou projetos de expansão da linha em Samambaia e Ceilândia. “O projeto de expansão de Samambaia está na fase final de elaboração dos projetos executivos. […] O processo de licitação para a expansão da linha para Ceilândia está na fase de ajustes pedidos pelo Tribunal de Contas do DF.”
“Considerando a demanda atual, a linha do Metrô-DF atende bem as regiões que são abastecidas por seus serviços”, disse o Metrô-DF.
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