11 de janeiro de 2025

Como Taiwan aprendeu a reduzir danos em terremotos após desastre há 25 anos

Em 1999, um terremoto de magnitude 7.6 atingiu Taiwan, matando mais de 2,4 mil pessoas. Depois disso, tudo mudou com a criação de protocolo de construções mais seguras Taiwan dá exemplo de contenção de catástrofe durante terremoto mais forte dos últimos 25 anos
A ilha de Taiwan tremeu na quarta-feira (3), no terremoto mais intenso dos últimos 25 anos: 7,4 na escala Richter.
Foram ao menos 13 mortos e cerca de mil feridos. Um estrago que poderia ter sido muito maior não fosse o preparo da população, que aprendeu com um trauma.
Em 1999, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu Taiwan, matando mais de 2,4 mil pessoas. Depois disso, tudo mudou.
Há 25 anos, o governo impôs novos protocolos de construção de edifícios. Novas construções precisam ser à prova de abalos.
Taiwan está acostumada a terremotos. A ilha fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, maior zona sísmica do mundo, situada nos limites de placas tectônicas, que são blocos que flutuam sobre o manto terrestre.
Imagem mostra o antes e depois de prédio abalado pelo terremoto em Taiwan
Reprodução
É uma longa história de terremotos fortes. Ultimamente, as estruturas são muito melhor projetadas e construídas, e também há uma população que está acostumada à ideia de terremotos. Eles são treinados e sabem como reagir. Os edifícios mais antigos foram reparados, inclusive com subsídio do governo”, afirma o engenheiro Andreas Stavridis, da Universidade de Bufallo, nos EUA.
Cuidado que faz diferença no controle de danos e salva vidas. Ano passado, 50 mil pessoas morreram em um terremoto que atingiu a Síria e a Turquia.
Em Taiwan foram treze vidas perdidas, com uma retomada em tempo recorde.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias