26 de dezembro de 2024

Como vive o homem mais velho do mundo? Fantástico mostra a rotina de seu João, de 112 anos, no interior do Ceará


João Marinho Neto se tornou o homem mais longevo do planeta após a morte do britânico John Tinniswood, na última segunda-feira (25). Qual é o segredo do homem mais velho do mundo? Seu João é brasileiro e tem 112 anos
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta semana mostra que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,4 anos — superando, em alguns meses, o índice anterior à pandemia.
Mas um brasileiro passou longe dessa estatística e hoje é, comprovadamente, o homem mais velho do mundo.
De acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, até segunda-feira (25) o primeiro lugar no ranking da idade pertencia ao britânico John Tinniswood, que morreu aos 112 anos.
O segundo da lista era o brasileiro João Marinho Neto, que agora ocupa o topo do pódio. João tem hoje 112 anos e 57 dias de vida. Ele era apenas alguns dias mais novo do que o inglês centenário.
O homem mais velho do mundo é do interior do Ceará. Ele mora em Apuiarés, uma cidade com cerca de 13 mil habitantes. O Fantástico foi até lá conhecer o seu João e tentar descobrir o segredo para tanta longevidade.
João Marinho Neto nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, cidade natal do humorista Chico Anysio.
Apesar de ter passado por duas guerras mundiais, pela Ditadura Militar, pela redemocratização no Brasil e de ter visto a conquista da lua e do nosso pentacampeonato, o que ficou na memória dele mesmo foi a vida simples que levava na roça, criando gado.
“Eu tive uma vida feliz, meu filho. (…) Com muita saúde, eu tinha tudo. Tinha gado para fazer queijo, tinha tudo”, diz.
Seu João divide o abrigo com outros 12 idosos — que perto dele são praticamente garotos.
Reprodução/TV Globo
Seu João criou a família na zona rural do município. Ao todo, ele teve 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos. Hoje, vive em um lar de idosos. Boa parte da família mora longe, mas os que podem sempre vão visitá-lo.
Seu João divide o abrigo com outros 12 idosos — que perto dele são praticamente garotos. Ele já não enxerga e escuta pouco. Mas adora conversar com o filho Venícius.
As avaliações de rotina confirmam que a saúde dele ignora o tempo.
“Ele não tem nenhuma comorbidade, não tem hipertensão, não tem diabetes, não tem histórico de AVC ou de câncer. Nada. Ele não toma nada, nada mesmo”, diz a enfermeira Diulia Dara Nascimento.
No dia a dia, a alimentação dele é balanceada, claro, mas inclui o que ele mais gosta. Afinal, quem resiste a atender os desejos de alguém com 112 anos?
“[O que ele mais gosta é do] cafezinho pela manhã, das frutas, da rapadura e da galinha caipira”, explica Edgar Rodrigues, coordenador do lar de idosos.
A Aleluia Teixeira, uma das cuidadoras, diz que aprende com ele todos os dias.
“Uma pessoa super educada, muito grata, calma, sensata. Até um copo de água que você dá, ele agradece”, diz, emocionada. “Eu nunca vi um ser humano tão especial como ele.”
O brasileiro João Marinho Neto se tornou o homem mais velho do mundo após a morte do britânico John Tinniswood, em 25 de novembro.
Reprodução/TV Globo
Seu João diz para a família e para os cuidadores que o segredo para viver bem por tanto tempo é estar perto de quem se ama. E quem convive com ele encontra outros motivos.
“Ele não se estressa por nada. Sempre é alegre, feliz. Tudo para ele está bom”, diz Aleluia Teixeira.
“Uma coisa que ele ensina muito é que vale a pena viver. (…) Eu falei: ‘Seu João, o senhor sabe que o senhor se tornou o homem mais velho do mundo?’. Ele: ‘o mais velho e bonito’. Então, é isso que ele cativa a gente no dia a dia”, diz o coordenador Edgar Rodrigues.
“É um exemplo a ser seguido. Eu queria viver tanto quanto ele ou mais”, brinca Marcos Venícius Marques Santos, filho de seu João.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias