17 de janeiro de 2025

Complexo penitenciário em SC libera 300 detentos do semiaberto por causa das fortes chuvas


Objetivo é garantir integridade física dos internos da unidade prisional, que fica em Itajaí. Medida vale por 7 dias. Veja imagens dos alagamentos em Itajaí na quinta-feira (16)
A Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina autorizou a saída temporária de 301 detentos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, localizado em Itajaí, no Litoral Norte do estado. A medida foi tomada por causa das fortes chuvas que atingem a região.
O regime semiaberto é aquele em que o detento dorme no sistema prisional e pode sair de dia para trabalhar. No caso da saída temporária, ele passa a noite fora da unidade prisional.
Itajaí é uma das que registraram prejuízos desde a quinta-feira (16), quando foi autorizada a saída temporária dos detentos. A medida vale por sete dias.
Entre os estragos registrados em Itajaí, a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), no centro da cidade, foram atingidos pela água. Além disso, um deslizamento de terra bloqueou a via do Caminho de Cabeçudas e ruas ficaram alagadas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Alagamento cobre quase totalmente carros após chuva forte em Itajaí na quinta-feira (16)
Coredec/Itajaí/Divulgação
De acordo com a secretaria, a autorização da saída temporária dos detentos ocorreu em cumprimento a uma portaria judicial.
Em nota, a pasta declarou que o objetivo da medida é “garantir a segurança e a integridade física dos internos, considerando os impactos das condições climáticas na estrutura da unidade prisional”.
Na tarde desta sexta (17), a secretaria afirmou que somente nesta unidade prisional de Itajaí houve a autorização da saída temporária.
Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí
Thiago Toscani/ Arquivo NSC TV
Chuvas no litoral de Santa Catarina
Há dois dias, o litoral de Santa Catarina registra estragos por causa das fortes chuvas. Centenas de ruas ficaram alagadas. De acordo com a Defesa Civil, uma morte foi confirmada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
Duas pessoas se feriram, 781 estão desabrigadas e mais de 100 estão desalojadas em várias cidades. Dez municípios decretaram situação de emergência.
Cidades que decretaram situação de emergência:
Balneário Camboriú, no Litoral Norte
Camboriú, no Litoral Norte
Governador Celso Ramos
Tijucas, na Grande Florianópolis
Biguaçu, na Grande Florianópolis
Florianópolis
Porto Belo, no Litoral Norte
São José, na Grande Florianópolis,
Ilhota, no Vale do Itajaí
Palhoça, na Grande Florianópolis
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias