13 de outubro de 2024

Comunidade fica isolada após chuva destruir desvio que dava acesso ao local no AC

Ponte na Estrada do Quixadá em Rio Branco estava em obra há aproximadamente 30 dias e moradores precisavam passar por desvio que caiu. Reparos foram feitos para que tráfego pudesse ser restabelecido ainda na sexta-feira (12). Comunidade no Acre fica isolada após chuvas
Arquivo pessoal
As intensas chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias provocaram o desmoronamento, nesta sexta-feira (11), de um desvio na Estrada do Quixadá, isolando a comunidade local. A obra na ponte sobre o Igarapé Pirangi, teve início há pouco mais de 30 dias e por esse motivo os moradores precisavam passar pelo desvio.
Ainda na sexta, equipes da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) foram ao local fazer um trabalho paliativo para retomar o tráfego na região.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O aposentado Mauro Lima, de 90 anos, expressou sua indignação diante da situação, já que ainda precisaria caminhar um longo caminho para chegar em sua casa. “Isso é uma pouca vergonha. Desculpe ter que dizer isso. Os dias que estão trabalhando ninguém consegue ainda ter acesso. Chego aqui, vou ter que ir de pé ainda uns dez quilômetros. Aqui é o meio da viagem, exatamente, 20 km de Rio Branco pra lá”, comentou.
A Estrada do Quixadá apresenta uma situação crítica, com buracos, deslizamentos de terra e trechos sem asfalto. A condição da via é alarmante e requer atenção imediata. O aposentado está desesperançoso quanto a eficiência da administração pública.
“Tenho minhas dúvidas, porque as administrações, lamentavelmente, tem muito a desejar. Nós passamos 50 anos esperando. O asfalto saiu e hoje, quando tem é desse jeito que vocês viram como é que tá. Isso porque foi recapeada há poucos dias”, lamenta Lima.
Comunidade no Acre fica isolada após chuva destruir desvio que dava acesso ao local
Arquivo pessoal
Para agravar a situação de quem precisava atravessar a área, o período de chuvas na região amazônica começou. O presidente da associação de moradores e produtores rurais da Estrada do Quixadá, Antonino Cabreiro, informa que já fazem dois anos que eles solicitam a manutenção do local.
“Nós vem cobrando essa ponte uns dois anos, porque o primeiro ano a gente cobrou só roda guia, que era a madeira de cima. Aí esse ano a gente percebeu que ela estava pra cair. De uns seis meses atrás a gente pede e eles ‘empurraram com a barriga’. Aí já no começo do inverno está acontecendo isso deixando o Quixadá isolado”, diz Cabreiro.
Na manhã desta sexta (11), os moradores da região que dependem da agricultura familiar descobriram cedo que estavam isolados. No período da tarde obras estavam sendo feitas, porém os moradores continuavam isolados.
“Eu era um que ia tirar verduras hoje. Minha esposa tinha dentista e foi preciso cancelar. Várias pessoas daqui tinha médico, tinha verdura pra trazer e pelo km 14, carro pequeno não passa. Então nós estamos isolado mesmo”, explica o presidente.
Cabreiro falou ainda que a Prefeitura chegou cedo ao local, mas o trabalho realizado não foi efetivo. “Trouxeram a máquina pequena às 08h. Essas máquinas chegaram então, quando viram que não dava de fazer e veio chegar a PC [escavadeira] já era agora 13h20”, disse ele.
Enquanto isso, o aposentado e outros moradores permanecem isolados, aguardando a liberação do trecho para poderem transitar. “Eu vou ter que esperar passar daqui pra noite eu chego em casa, se Deus quiser”, espera Lima.
Trecho da Estrada do Quixadá desmorona após chuva nesta sexta-feira (11) em Rio Branco
VÍDEOS: g1

Mais Notícias