Tratores, caminhões e máquinas agrícolas ao se aproximarem da rede elétrica podem causar acidentes graves, incêndios e também a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Tratores, caminhões e máquinas agrícolas ao se aproximarem da rede elétrica podem causar acidentes graves, incêndios e também a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O alerta é da concessionária de energia que atende as cidades do Alto Tietê.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo a EDP, o Alto Tietê tem mais de 1,8 mil quilômetros de áreas não urbanizadas nas cidades atendidas pela empresa: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
De acordo com a edição de 2024 do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, editado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), áreas rurais e naturais ocupam a terceira colocação com o maior registro de acidentes e mortes por choques elétricos. Foram 57 mortes de trabalhadores rurais e agricultores no ano passado.
“É fundamental ter precaução e manter a distância de segurança da rede elétrica para evitar situações que podem, inclusive, ser fatais. A concessionária ressalta a importância do proprietário da área e plantio orientar seus colaboradores sobre os cuidados necessários e sempre prover equipamentos de proteção para garantir a segurança durante os trabalhos”, afirma Stevon Schettino, gestor da EDP.
A prática de queimadas nas propriedades também deve ser evitada, visto que os riscos do fogo se alastrar são grandes, ainda mais em períodos de estiagem. O avanço de incêndios sobre a rede elétrica pode trazer grandes riscos à segurança, além de prejuízos, com danos aos equipamentos e a interrupção no fornecimento de energia.
Confira alguns cuidados para evitar acidentes em áreas rurais
Mantenha distância da rede elétrica: é fundamental evitar que, durante os trabalhos, máquinas e ferramentas sejam aproximadas das redes de distribuição de energia elétrica.
Não utilize: varas de bambu ou madeira para tentar levantar cabos para a passagem de caminhões e/ou equipamentos.
Esteja atento à altura dos equipamentos: ao utilizar maquinário como colheitadeiras, esteja atento à altura dos braços mecânicos e outros componentes que possam se aproximar dos fios elétricos.
Cuidado com a direção: o trânsito de caminhões e outros veículos agrícolas, dentro da área de colheita, também pode provocar acidentes, se feito de maneira indevida. Previna-se planejando uma rota segura. Evite colisões em postes e torres de energia.
Atenção ao regular equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito.
Inspeção prévia: antes de iniciar a colheita, faça uma inspeção visual da área para identificar possíveis riscos relacionados à rede elétrica, como cabos baixos ou danificados.
Não plantar espécies de grande porte, como o eucalipto, embaixo ou muito próximo das linhas de transmissão e redes de distribuição;
Evite podas próximas aos fios: ao podar árvores próximas à rede elétrica, certifique-se de que os galhos não possam cair sobre os fios. Em caso de necessidade, solicite apoio da EDP para realizar o serviço com segurança.
Oriente os funcionários: garanta que todos os trabalhadores estejam cientes dos riscos e das medidas de segurança necessárias ao trabalhar próximo à rede elétrica.
Em caso de emergência: se houver algum incidente envolvendo a rede de distribuição de energia elétrica, mantenha-se afastado e entre em contato imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento.
A concessionária pode ser acionada pela Central de Atendimento no 0800 721 0123 e também pelo WhatsApp (11) 93465-2888. De acordo com a EDP, todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.
Assista a mais notícias