23 de outubro de 2024

Concessionárias de energia montam planos de contingência após alerta da Defesa Civil de pancadas de chuva e rajadas de vento

Órgão emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento entre esta sexta-feira (18) e domingo (20), em todo o estado de São Paulo. Governo de São Paulo monitora condição climática
Marcelo Camargo/Governo de SP
As concessionárias de energia elétrica adotaram planos de contingência nas regiões de Itapetininga (SP) e Sorocaba (SP), após a Defesa Civil emitir um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento entre esta sexta-feira (18) e domingo (20).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo o órgão, a passagem de uma frente fria trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60 km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
O acumulado de chuvas no fim de semana deve chegar a 200 milímetros em diversas regiões do estado de São Paulo, ainda conforme a Defesa Civil.
Neoenergia Elektro
A Neoenergia Elektro informou que tem um plano de contingência para acionamento em casos específicos, como os eventos climáticos severos previstos para este fim de semana. O plano de mobilização preventivo permite que a empresa aumente substancialmente o efetivo emergencial.
A concessionária disse que conta, ainda, com apoio estruturado e migração de recursos entre as bases operacionais da área de concessão e, em caso de necessidade, reforço operacional proveniente de outras distribuidoras do grupo.
Em relação ao atendimento ao cliente, a empresa explicou que, assim como o efetivo operacional, a mobilização dos atendentes é feita de acordo com o nível da emergência. Além do teleatendimento, a concessionária disponibiliza aos clientes opções de canais digitais nos quais é possível reportar ocorrências no fornecimento de energia.
Para gestão em tempo real das ocorrências, a empresa possui o Centro de Operações Integradas (COI), que faz o monitoramento do sistema elétrico de sua área de concessão para garantir a eficácia da operação em campo.
CPFL Energia
A CPFL Energia informou que todas as equipes próprias e parceiras estão prontas para atuar rapidamente no restabelecimento de energia dos clientes. Em caso de contingência, equipes de outras regiões da área de concessão da companhia serão realocadas para atuar em municípios em situação crítica, conforme necessário.
Além disso, a empresa reforçou que, devido ao alerta de forte temporal e ventos no estado de São Paulo, aumentou significativamente o número de profissionais disponíveis para o atendimento aos clientes e ampliou a capacidade de linhas telefônicas.
A empresa ressaltou também a possibilidade de contato pelos canais digitais via WhatsApp, aplicativo CPFL Energia e SMS.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias