A advogada da vítima contou que a mulher recebeu a notícia com um sentimento de que todo o esforço para denunciar o estupro não valeu de nada. Daniel Alves deixa a prisão na Espanha
O ex-jogador Daniel Alves pagou fiança e, depois de 14 meses, saiu da prisão na Espanha.
O brasileiro saiu acompanhado pela advogada Inês Guardiola por volta de 12h, horário de Brasília. Os protestos em frente ao presídio não eram contra ele, mas sim de funcionários do sistema penitenciário da Espanha que estão em greve por condições melhores de trabalho.
Daniel demorou cinco dias para levantar o valor da fiança. Ele pagou 1 milhão de euros, o equivalente a quase R$ 5,5 milhões. No Brasil, os bens do jogador estão bloqueados devido a uma disputa judicial com a ex-mulher — e na Espanha também, a partir da condenação por estupro.
Ele teve que entregar os dois passaportes que tem — o brasileiro e o espanhol — como garantia de que não vai sair da Espanha, deverá comparecer uma vez por semana ao tribunal que julgou o caso, e manter uma distância de pelo menos 1 km da vítima.
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma mulher em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. A partir de agora, ele aguarda em liberdade provisória a análise dos recursos que foram apresentados pelas partes depois da condenação em primeira instância. O caso ainda pode passar por mais duas instâncias da Justiça espanhola.
Daniel Alves ficará solto até recurso ser julgado na Justiça espanhola; entenda o que acontece agora
A advogada da vítima, Ester Garcia, contou que a mulher recebeu a notícia com um sentimento de que todo o esforço para denunciar o estupro não valeu de nada.
A acusação e o Ministério Público da Espanha recorreram da decisão que deu a liberdade provisória ao brasileiro. Estes recursos ainda serão analisados pela Justiça, que pode determinar que Daniel Alves volte para a prisão.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: veja o momento em que Daniel Alves deixa prisão em Barcelona