Levantamento mostra que alta no preço do produto chegou a atingir a marca de 26% em janeiro e fevereiro de 2024. Com preço às alturas, ovos de Páscoa artesanais são alternativa para manter tradição
Enquanto as crianças são atraídas pelas embalagens coloridas de ovos de Páscoa expostos nos corredores de supermercados de todo país, o que tem chamado a atenção dos adultos é o preço.
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Estudo realizado pela Horus, empresa de inteligência de mercado, mostra que, a depender do peso e da marca do ovo, o aumento no preço chega a 26% neste ano, quando comparado a 2023.
O aumento verificado é maior que o registrado de 2022 para 2023, quando o preço dos ovos de Páscoa acumularam alta média de 0,4%.
Apesar da alta no preço, uma pesquisa realizada pelo grupo Datacenso, em parceria com a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), revelou que 54% dos consumidores paranaenses pretendem comprar presentes de Páscoa este ano. Mais da metade (64%) deve investir em ovos de chocolate.
Entre os principais fatores que influenciam na hora de escolher o presente, 46% elencou a qualidade do produto, enquanto 35% indicou “preços e ofertas”.
Em busca de economia
Bruna Lara, de 29 anos, é mãe de duas meninas, uma de 7 e outra de 9 anos. Ela conta que para driblar a alta no preço e garantir a tradição na família, ela optou por encomendar ovos de Páscoa artesanais.
Para Bruna, que é empresária e mora em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), além de mais em conta, “os ovos das confeiteiras estão muito mais atraentes, mais bonitos e mais gostosos do que os de mercado”.
“Você vai pagar ali R$ 100 em um ovo que é uma casquinha de chocolate e vem dois bombons dentro, [enquanto] tem confeiteira que vende ovos gourmet a R$ 80, R$ 90 que são muito mais gostosos”, explica.
‘Valor’ do produto compensa o preço
Há quase 40 anos, Rose Petenucci atua no ramo da confeitaria e produz ovos de Páscoa em Curitiba.
Por experiência própria, a confeiteira notou que os ovos artesanais se tornaram mais populares nos últimos dez anos e, segundo ela, a cada Páscoa a procura aumenta.
“Tem crescido bastante, pois tem a questão do preço. A gente consegue trabalhar com um preço mais justo”, explica.
O preço dos ovos de Rose varia entre R$ 25 a R$ 110. Além de optar por usar chocolates de maior qualidade, a confeiteira também trabalha com recheios e decorações personalizadas e entalhadas a mão.
Rose faz detalhes personalizados em ovos de Páscoa a mão
Arquivo pessoal
Segundo Rose, por serem ovos mais naturais, ou seja, sem conservantes e com matérias primas frescas, as pessoas se identificam com o pedido e criam um valor ainda mais especial para o produto final.
“Nós fizemos um ovo com recheio de banana e hoje mesmo a senhora disse: ‘Meu Deus, esse ovo está maravilhoso. Tem o gosto do doce de banana da minha vó’. Então, é isso que a gente procura trabalhar. Misturar recheio de banana, que não é tão caro, mas que você consegue transformar num produto com sabor e um certo requinte. Consequentemente, a gente repassa isso no preço”.
Para a confeiteira, os ovos artesanais oferecem uma variedade e um cuidado que a escala industrial não consegue garantir.
Rose produz ovos de páscoa há 40 anos
Arquivo pessoal
Danieli de Fátima Bill Hainosz e o marido, Adilson Bill Hainosz, também produzem ovos de Páscoa artesanais.
Moradores de Colombo, na RMC, ela conta que, além da questão do preço, a busca pelo produto também se dá pela possibilidade do cliente escolher o ovo exatamente do jeito que ele quer.
Com a problemática de muitas crianças preferirem os ovos de Páscoa industrializados por causa do brinquedo que vem dentro deles, e não necessariamente pelo chocolate, Danieli passou a apostar na produção de ovos com decorações infantis.
Segundo Adilson, os personagens mais pedidos são Homem Aranha, sereia e unicórnio.
“A criançada gosta bastante do Hulk, mas ele deu uma sumida esse ano’, conta o autônomo.
O cuidado da confeiteira com o produto é pensado nos detalhes. Ela relata que para manter a qualidade do produto, ela procura entregar os ovos o mais fresco possível. Portanto, não produz sem que haja uma encomenda prévia.
Entretanto, muitos clientes acabam deixando para encomendar nos últimos dias que antecedem a data. Nesses casos, o casal tenta dar um “jeitinho”.
“Teve um ano que a minha filha queria o dela de ninho com Nutella, aí eu fiz o dela. Eu falei: ‘filha, teu ovo tá pronto, tá? Então, amanhã você pega ele’. AÍ ligava uma cliente e ‘Dani, você tem alguma coisa?’, aí eu: ‘Filha, vendi seu ovo, vou fazer outro pra você’. Aí ligava outra… Eu acho que eu fiz uns seis ovos para ela aquele ano’, brinca Danieli. ‘Ela ganhou uns seis ovos de Páscoa, mas acho que só comeu um’, complementa Adilson.
Danieli passou a apostar na produção de ovos com decorações infantis
Arquivo pessoal
Danieli passou a apostar na produção de ovos com decorações infantis
Arquivo pessoal
Alta na produção do cacau
Danieli e Rose representam profissionais do empreendimento familiar que foram impactados positivamente pela alta no preço dos ovos de grandes marcas.
Danieli e Adilson trabalham juntos na produção de ovos de Páscoa
Arquivo pessoal
De acordo com a Fundação Institutos de Pesquisas Econômicas (FIPE), o principal motivo para esse aumento expressivo vem da produção do cacau.
Em entrevista à RPC, Marcelo Pereira, Supervisor de Análises Técnica da FIPE, explica que os efeitos climáticos na África reduziram a produção do cacau levando a uma alta de preço internacional.
“O que a gente pode dizer é que 60% do cacau que é produzido no mundo vêm da África ocidental e é exatamente nessa região que tá sendo afetado por efeitos climáticos. Então, isso acaba afetando diretamente o preço final do ovo de Páscoa”, diz Marcelo.
Com o aumento no preço da matéria prima, a aposta no diferencial tem dado resultados nas produções artesanais.
Para o próximo ano, Danieli deseja se especializar em receitas restritivas – sem lactose, glúten e vegana, por exemplo – para também poder ofertar para um público maior.
“Esse ano teve muita procura, mas como eu ainda não tinha nenhum curso, eu optei por não trabalhar , mas eu quero me especializar nessa área também. Eu vi que essa procura também é grande, por ovos mais ‘saudáveis’, com menos açúcar, menos gordura”, finaliza.
*com colaboração de Caroline Maltaca, assistente de produtos digitais.
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