Equipe de reportagem do g1 Santos separou fotos raras do jogador na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, antes do início da carreira internacional dele. Em 2 de fevereiro de 2010, três dias antes de completar 18 anos de idade, Neymar durante um treino do Santos FC.
Arquivo A Tribuna
Neymar Jr. está de volta ao futebol nacional após quase 12 anos atuando em gramados fora do país, trazendo alegria até aos brasileiros que não torcem para o Santos FC. O g1 separou fotos raras do jogador na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, onde ele começou a mostrar o próprio talento, aprendeu a dirigir, tirou o passaporte e passou a ser conhecido como ‘Menino Ney’.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Nascido em Mogi das Cruzes, Neymar se mudou com a família para São Vicente (SP) ainda criança e, em seguida, morou em Santos (SP). Em 2003, aos 11 anos de idade, ele chegou nas categorias de base do Santos FC.
Aos 17, disputou a primeira partida como profissional com a camisa do Peixe. Neymar participou de 225 jogos e marcou 136 gols pelo clube, conquistando os títulos da Libertadores (2011), da Recopa Sul-Americana (2012), da Copa do Brasil (2010) e do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012).
Em 2013, Neymar era o principal jogador da Seleção Brasileira quando foi anunciado pelo Barcelona, onde ficou por quatro anos até ser contratado pelo Paris Saint-Germain. O craque chegou ao Al-Hilal em 2023, mas entrou em campo apenas sete vezes, somando um gol e duas assistências.
O anúncio da rescisão do contrato com o time da Arábia Saudita foi feito na segunda-feira (27) e o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, confirmou a volta do jogador ao clube na terça (28). Desde então, Neymar Jr. virou assunto na imprensa nacional e internacional.
O g1 resgatou fotos do jogador antes do início da carreira na Europa e também em alguns momentos nunca vistos antes. Confira as imagens abaixo:
Em 03 de setembro de 2005, Neymar na final da Copa TV Tribuna de Futebol de Salão Escolar. Na ocasião, o time do jogador venceu o campeonato.
Acervo A Tribuna
Em 16 de agosto de 2006, Neymar era jogador da categoria de base do Santos FC e posou com os primeiros títulos da carreira.
Arquivo A Tribuna
Em 8 de fevereiro de 2008, Neymar assinou um contrato com o Santos FC para se tornar um jogador de futebol profissional. Ele foi estava acompanhado do advogado do clube e do pai.
Arquivo A Tribuna
Em 30 de abril de 2009, Neymar machucou o pé esquerdo durante um treino do Santos FC no CT Rei Pelé e precisou deixar o gramado carregado. Ao fazer um lançamento para Madson, o craque levou um pisão no mesmo pé que já estava dolorido por causa de uma pequena fissura em um dos dedos e uma unha encravada.
Arquivo A Tribuna
Em 1º de junho de 2009, Neymar se arriscou na bateria durante o lançamento do novo uniforme do Santos FC.
Arquivo A Tribuna
Em 5 de fevereiro de 2010, Neymar completou 18 anos de idade no CT Rei Pelé, em Santos. Robinho e Paulo Henrique Ganso fizeram uma surpresa e deram um bolo para o jogador.
Arquivo A Tribuna
Em 26 de março de 2010, Neymar fez o exame para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) logo após completar 18 anos de idade. A prova foi realizada em São Vicente (SP).
Arquivo A Tribuna
Em 29 de outubro de 2010, Neymar foi até o setor de passaporte na Polícia Federal de Santos (SP). Na ocasião, ele entrou pela porta da frente e saiu pela garagem dos fundos do prédio.
Arquivo A Tribuna
Em 9 de dezembro de 2010, Neymar pegou o microfone e se arriscou como DJ em um jogo na Vila Belmiro, em Santos (SP).
Arquivo A Tribuna
Em 28 de novembro de 2011, Neymar gravou um comercial para uma marca de refrigerante em Mongaguá. Apesar do calor, o craque teve que usar roupas de frio em meio à neve artificial.
Arquivo A Tribuna
Em 30 de novembro de 2011, Neymar, Pelé, Falcão e Ganso (da dir. para esq.) falaram sobre as conquistas do Santos FC durante uma coletiva de imprensa.
Arquivo A Tribuna
Em 18 de dezembro de 2011, o Barcelona venceu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, disputada no Japão, ao derrotar o Santos por 4 a 0. Neymar segurava o troféu da Conmebol, enquanto Messi estava com o título de campeão da UEFA.
Arquivo A Tribuna
Em 31 de janeiro de 2012, Neymar atuou como goleiro durante um treino do Santos FC no CT Rei Pelé.
Arquivo A Tribuna
Em 26 de agosto de 2012, Neymar realizou a festa de 1 ano do primeiro filho, Davi Lucca, em uma casa de eventos de Santos (SP)
Arquivo A Tribuna
Em 20 de setembro de 2012, Neymar conquistou uma estrela na calçada da fama do Cine Roxy, um dos cinemas de rua mais antigos do Brasil, localizado em Santos (SP). Na ocasião, o jogador estava com o punho imobilizado após uma entorse com uma lesão ligamentar parcial. Ele se machucou em uma partida do Santos FC contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro.
Arquivo A Tribuna
Em 18 de janeiro de 2013, Neymar assinou um convênio entre a Prefeitura de Praia Grande (SP) e o Instituo Neymar Jr. para construção de um centro esportivo para atender aproximadamente 200 crianças.
Arquivo A Tribuna
Em 27 de maio de 2013, Neymar assinou o contrato com o Barcelona em um escritório na Baixada Santista (SP).
Arquivo A Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos