10 de janeiro de 2025

Confira o circuito da nova temporada de ‘Uma Noite do Museu’

Público poderá visitar espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais, gratuitamente, das 18h às 22h, nesta sexta-feira (5). Uma Noite no Museu é retomado em 2024
Alex Ribeiro / Ag. Pará
O projeto “Uma Noite no Museu” inicia mais uma temporada na capital paraense, nesta sexta-feira (5), abrindo as portas das 18h às 22h dos espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). Esta edição conta com museus convidados, novas exposições em cartaz, feiras, cineclube e shows. A programação é gratuita.
Entre as novidades em cartaz estão as mostras “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, no Museu do Estado do Pará (MEP), que reúne mais de 140 peças de 40 povos indígenas oriundos da Amazônia; “Benedicto Monteiro – 100 anos”, que apresenta as nuances da trajetória do escritor paraense, na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra (MAS); e “Retro/Ativa”, com trabalhos do artista multimídia Eder Santos, na Casa das Onze Janelas (Cojan).
Circuito
Integram esta edição:
Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IGHP) – Rua D’Aveiro Cidade-irmã, nº 62 – Cidade Velha
Museu de Arte de Belém (MABE) – Palácio Antonio Lemos – Praça D. Pedro II, S/N
Centro de Memória da Polícia Militar do Estado do Pará – Rua Gaspar Viana, nº746 – Reduto
Museu do Círio – R. Padre Champagnat, s/n
Museu do Forte do Presépio/ Casa das Onze Janelas/ Igreja de Santo Alexandre – Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha
Cemitério Parque da Soledade – visita guiada com a professora Ida Hamoy – Av. Serzedelo Corrêa, 514
Museu da Imagem e do Som (MIS)/Palacete Faciola – Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 – Nazaré
Museu do Estado – Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha
Exposições e programação musical
Na Casa das Onze Janelas também está em cartaz a exposição “Memórias da Ditadura”, que conta os 60 anos do golpe militar, ocorrido em 1964. A mostra permanece até o domingo (7).
Complexo Feliz Lusitânea integra o projeto “Uma Noite no Museu”
Divulgação
Às 20h, durante o circuito, a Amazônia Jazz Band e vários intérpretes se apresentam como parte da programação alusiva aos 60 anos do golpe, organizada em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Seirdh). O repertório será de músicas de resistência.
2ª edição de “Uma noite no Museu” com visitações gratuitas
Rafael Amaral
Além da Amazônia Jazz Band, esta primeira edição do ano conta com outra apresentação musical, da Orquestra Filarmônica MultiArte da Amazônia (Filma). O grupo é composto por mulheres, como parte do projeto “Mulheres na Música”, e se apresentará na Igreja de Santo Alexandre, às 19h. O concerto da Orquestra Filma-Mulheres, especialmente para o “Uma Noite no Museu”, contará com a participação do Coro Carlos Gomes.
Já no Museu da Imagem do Som (MIS), abrigado no Centro Cultural Palacete Faciola (Av. Nazaré, 138/194), o público terá a última oportunidade de conferir, dentro do circuito noturno, a exposição “Eneida Simplesmente”, que faz um apanhado da trajetória da idealizadora do Museu e do seu legado para a cultura popular, em uma mescla entre sua obra e personalidade, marcada por seu ativismo. A exposição encerra no final do mês.
Cineclube
Museu da Imagem e do Som fica dentro do Palacete Faciola
Leandro Tocantins/Agência Pará
Ainda no MIS, haverá a exibição do curta-metragem de ficção “Cabana”, da diretora, roteirista e produtora executiva paraense Adriana Faria. O filme rememora a Cabanagem pela ótica de mulheres.
A exibição, como parte do CineclubeMIS, terá a participação do historiador Michel Pinho e da diretora do filme. A mediação do bate-papo acerca do filme será de Marco Antônio Moreira. A classificação é para maiores de 12 anos.
Feiras
Na Praça da Fonte, dentro do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, ocorre uma feirinha do Preamar da Criatividade. A iniciativa reúne empreendedores que, das 17h às 21h, estarão comercializando produtos artesanais, como biojoias, gastronômicos e outros.
No Museu do Estado haverá outra feirinha, de artesanato indígena, em um link com a exposição Bancos Indígenas do Brasil.
No espaço também será possível visitar a reserva técnica arqueológica, com a apresentação da maquete do casarão do Museu da Consciência Negra. A visitação do acervo arqueológico também estará disponível para visitação no Forte do Presépio, além da instalação “Reflorestar o imaginário”, de Hal Wildson.
“Uma noite no Museu” com visitações gratuitas nesta sexta, 5 de abril de 2024
Rafael Amaral
Serviço: Uma Noite no Museu – 1ª edição de 2024
Data: sexta-feira, 5 de abril de 2024
Horário: 18h às 22h
Entrada gratuita
Assista a outras notícias do Pará:

Mais Notícias