Inscrições acontecem na Casa do Gaúcho entre os dias 17 e 21 de junho. Mais de 70% dos acampados estão dispostos a montar seus piquetes a partir de agosto. Acampamento Farroupilha em 2019
Joel Vargas/PMPA
A gauchada que faz parte do Acampamento Farroupilha não se entrega: após consulta feita pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, mais de 70% dos acampados disseram estarem dispostos a montar seus piquetes a partir de agosto.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Por óbvio que este evento será especial, irá contar com grandes ações sociais, arrecadação de doações para quem precisa, mas também, como acontece todos os anos, irá movimentar vidas e famílias que precisam de trabalho, de motivo para lutar, de ter a economia girando”, afirma a presidente da comissão, Liliana Cardoso.
Segundo ela, as inscrições acontecem de forma presencial, na Casa do Gaúcho, dentro do parque, entre os dias 17 e 21 de junho, das 09h às 12h e das 14h às 20h. O pagamento poderá ser feito até o dia 12 de julho e dará direito ainda a um espaço no evento em 2025.
Conversei muito com a Liliana sobre a importância dessa “façanha”. Mostrar que, apesar de muitas famílias de acampados terem sido atingidas, inclusive as empresas representadas no parque, era de vital importância sua realização do evento, pela questão econômica, pela retomada dos grandes eventos culturais e como forma de mostrar a capacidade de resistência do tradicionalismo gaúcho.
Se houver união do estado, da prefeitura, das empresas e da cadeia do turismo, podemos começar a plantar uma semente no sentido de tornar nossa Semana Farroupilha uma referência nacional em entretenimento cultural, tal qual o São João do Nordeste e a Festa do Boi Bumbá, no Amazonas. Mesmo com a limitação dos voos para o Rio Grande do Sul.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS