23 de outubro de 2024

Congresso reúne ambientalistas para discutir emergência climática em Poços de Caldas; veja assuntos em pauta

Evento receberá mais de 40 palestrantes para discutir eventos ambientais provocados por mudanças climáticas, como a estiagem que afeta a região. Poços de Caldas recebe mais de 600 ambientalistas de todo o Brasil para um congresso a partir desta terça-feira (22). O evento terá duração de quatro dias e busca promover discussões sobre os efeitos climáticos no planeta.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A 21ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas irá ocupar a Urca com painéis, mesas redondas, minicursos e oficinas. Com o tema “Extremos Climáticos: Impactos atuais e riscos futuros”, evento abordará ocorrências como as recentes estiagens na região.
Jardim botânico será visitado por ambientalistas durante o 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas
Prefeitura de Poços de Caldas
A programação teve início nesta terça-feira com o credenciamento e a entrega de materiais a partir das 8h. A primeira palestra começou às 9h, ministrada pelo geógrafo Doutor Francisco Assis Mendonça, professor da Universidade Federal do Paraná.
Conforme o pesquisador, o mundo já passou por uma mudança climática e, a partir da década de 1990, pesquisadores afirmam que o planeta já experimenta uma “emergência climática”.
O congresso também irá promover doação de mudas frutíferas, visitas técnicas, ações sociais e uma festa de confraternização.
Abertura do 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas
Divulgação
Programação
A programação do 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas inclui quatro dias de atividades diversificadas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Veja os destaques:
⛈️ No primeiro dia, terça-feira (22), haverá palestras sobre justiça ambiental, aquecimento global e juventude frente às mudanças climáticas.
🪷 Já na quarta-feira (23), tem visita técnica ao Jardim Botânico de Poços de Caldas, além de mesas sobre sustentabilidade, gerenciamento de resíduos, e casos de sucesso em gestão hídrica e corredores ecológicos. Estão programadas também discussões sobre impactos climáticos na Amazônia, adaptação e resiliência a extremos climáticos, inteligência artificial aplicada ao meio ambiente, e pandemias.
💧 Na quinta-feira (24), haverá visita técnica ao Parque Ambiental Alcoa e palestras sobre energias renováveis, governança hídrica, restauração florestal e escrita científica. Além de palestras sobre a relação entre mudanças climáticas e extremos, comunicação ambiental e avaliação de trabalhos científicos.
🌲 O congresso finaliza na sexta-feira (25) com discussões sobre wetlands para tratamento de efluentes, projetos ambientais e gestão de resíduos agropecuários; e uma conferência de encerramento sobre inteligência artificial e desinformação, seguida da premiação dos melhores trabalhos científicos.
Confira a programação completa no site oficial
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias