15 de novembro de 2024

Conheça a história de cachorro que era vítima de maus-tratos, foi resgatado e passou a ser ‘terapeuta’ em projeto da UFG

Husky siberiano vivia acorrentado numa casa cheia de lixo e, segundo testemunhas, era agredido. Novo tutor diz que pacientes se encantam com visitas do cachorro aos hospitais. Haruki foi resgatado vítima de maus-tratos e se tornou cão terapeuta
Das correntes em uma casa cheia de lixo para visitas a pacientes internados em hospitais de Goiânia, esta é a história do Haruki, um husky siberiano resgatado vítima de maus-tratos. Com direito a crachá, o “doutor” integra um projeto de terapia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Várias pessoas já falaram que estavam cansadas e tristes e, quando o Haruki chega, alegra o dia”, contou Luis Felipe Gomes, tutor do Haruki.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Haruki tem 3 anos. Depois de passar por exames e treinamento, o cachorro participa do Projeto Terapia Assistida por Animais (TAA). Ele visita pacientes internados em hospitais e clínicas de Goiânia a cada 15 dias.
“Ele é ligado no 220. Todo mundo adora ele. Eles ficam encantados com ele”, destacou Luis.
Haruki foi resgatado vítima de maus-tratos e se tornou cão ‘terapeuta’
Reprodução/TV Anhanguera
Resgate
Haruki foi resgatado, em 2022, pelo Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil após uma denúncia de maus-tratos. Segundo a delegada Simelli Lemes, o antigo tutor comprou o cachorro para fazer companhia para filha dele, que o visitava a cada 15 dias, porém, nesse intervalo, o cão ficava abandonado.
“A casa estava muito suja e tinha uma pilha de sacolas com lixo acumulado. O Haruki ficava acorrentado em um botijão de gás, um risco, tinha sinais de ectoparasita [carrapatos] e, segundo relatos, era agredido”, detalhou Lemes.
LEIA TAMBÉM:
Goiana que teve perna amputada após câncer bomba na web compartilhando rotina
G1 Goiás faz 10 anos: histórias inspiradoras e de superação
Estudante conta como se recuperou de coma até conseguir passar em direito na UFG
Após o resgate, segundo a delegada, Haruki foi acolhido pela ONG Alma de Patas, castrado e colocado para adoção. “Poucos dias depois ele foi adotado”, comemorou.
Ao g1, a delegada explicou que antigo tutor foi indiciado por maus-tratos. A reportagem não conseguiu localizar a defesa dele para que se posicionasse.
Haruki foi resgatado, em 2022, pelo Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil – Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias