O novo trecho parte de um prédio onde funciona o centro de visitantes. O tempo estimado de caminhada é de 45 minutos e o grau de dificuldade é moderado. Conheça a vista exuberante do Rio de Janeiro que virou novo roteiro para se chegar ao Cristo Redentor
Uma das vistas mais exuberantes do Rio de Janeiro virou um novo roteiro para se chegar ao Cristo Redentor.
Uma maravilha do mundo a 700 m do nível do mar. Já imaginou ir a pé até lá? Para chegar ao Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, o turista pode pegar o trenzinho, as vans ou então uma trilha novinha em folha. Já era possível sair do Parque Lage, aos pés da montanha, e ir quase até o topo. Agora, o caminho para o Cristo Redentor está completo.
O novo trecho parte de um prédio onde funciona o centro de visitantes. De lá, temos pela frente 1,15 km de trilha pela mata. O tempo estimado de caminhada é de 45 minutos e o grau de dificuldade é moderado. O visitante deve ficar atento as setas amarelas nas árvores para não se perder.
Nem parece que é no meio da cidade grande. É a maior floresta urbana replantada do mundo. A natureza vai dando as caras. As amigas italianas ficaram encantadas com os macacos e com os sons da Mata Atlântica.
“Super lindo! Nós gostamos muito”, diz uma delas.
Conheça a vista exuberante do Rio de Janeiro que virou novo roteiro para se chegar ao Cristo Redentor
Jornal Nacional/ Reprodução
Érico Fernandes trabalha como guia de trilha e acompanhou mãe e filho do Canadá em uma imersão pela biodiversidade:
“Vem um inseto em você e você fala ‘caraca, nunca vi esse inseto na minha vida’. Eu ando aqui quase todos os dias, entendeu? Então, assim, a biodiversidade e a força da natureza que a gente vê”, diz.
O acesso à trilha é gratuito. É uma forma de economizar no transporte e curtir a experiência da floresta. A entrada no monumento do Cristo Redentor continua sendo paga.
“Ótimo, a gente faz outro passeio, no meio da natureza”, diz uma turista.
Conheça a vista exuberante do Rio de Janeiro que virou novo roteiro para se chegar ao Cristo Redentor
Jornal Nacional/ Reprodução
A construção da trilha está prevista no contrato com a concessionária do Trem do Corcovado e faz parte de um investimento de R$ 75 milhões anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Instituto Chico Mendes para obras de melhoria no Parque Nacional da Tijuca.
“A gente espera que ela seja o símbolo do parque. Ela integra a conservação da natureza e o acesso a um dos atrativos turísticos mais importantes do mundo”, afirma Mariana Egler, analista ambiental ICMBio.
A trilha também ganhou um novo mirante batizado de “Cartão Postal”. O motivo do nome é fácil de entender. Esse mirante também indica que se está pertinho do Cristo Redentor. Mas antes, uma paradinha para admirar o Rio do alto. Depois de tanta caminhada, o Cristo de braços abertos.
“Que lindo aqui, muito lindo, muito legal”, festeja a francesa Léa Bidault.
Léa vai chegar a Paris com bênçãos e fôlego renovados.
LEIA TAMBÉM
Cristo ganha trilha a partir das Paineiras e mirante ‘Cartão Postal’, com paredes de vidro