João Bosco Rodrigues faz parte de uma série de reportagens especiais do g1 para a folia de 2025. Carnavalesco começou a trajetória em 1980, na Piratas da Batucada. João Bosco Rodrigues, mestre-sala da Piratas da Batucada
Arquivo pessoal/João Bosco Rodrigues
João Bosco Rodrigues, ou simplesmente Bosco. Esse é o nome de uma das principais figuras do carnaval da Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada, o conhecido ‘Piratão’. O carnavalesco de 54 anos faz parte de uma série de reportagens especiais do g1 para a folia de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De coração azul e dourado desde a década de 80, quando entrou na escola, Bosco carrega 36 anos de história junto ao Piratão como mestre-sala e com uma coleção de 19 títulos dos carnavais amapaenses. Ao todo, a escola tem 20 conquistas.
Para o carnavalesco, fazer parte da escola que defende o bairro do Trem, no “coração” da Zona Sul, é motivo de orgulho. Fato provado pela fidelidade ao longo dos anos.
“Minha história começa na década de 1980. Em 1988 eu fiz um teste para mestre-sala da minha escola querida e desde então não sai mais, já faz 36 anos defendendo o pavilhão do Piratão”, relembrou Bosco.
Ao falar da coleção de títulos, Bosco sugere ser o mestre-sala com mais títulos do Brasil.
“Tenho 19 títulos. Sou o mestre-sala oficial que tem mais títulos do Brasil e mais tempo em uma escola de samba. Só não participei em 1987; o resto, todos os anos. Sou uma pessoa carismática com a comunidade e amo o que faço”, disse.
Bosco coleciona 19 títulos junto ao Piratas da Batucada
Arquivo Pessoal/João Bosco Rodrigues
Planos para o carnaval 2025
Neste ano, Basco vai ficar na plateia aplaudindo o pavilhão do Piratão passar, isso porque ele pediu afastamento das funções como mestre-sala para cuidar da saúde, família e trabalho.
O amapaense divide sua rotina entre ser recepcionista em um órgão público e os cuidados com a mãe, uma senhora de 88 anos, e um filho com transtorno do espectro autista (TEA). Nas redes sociais, ele deixou um comunicado à comunidade da escola.
“Este será o primeiro ano em que não estarei protegendo nosso pavilhão na avenida. Não foi uma decisão simples, mas foi necessária. Preciso deste tempo para cuidar da saúde e da minha família”, disse o carnavalesco, em parte do texto.
Bosco é mestre sala há 32 anos no Piratão
Arquivo pessoal/João Bosco Rodrigues
A Realeza do Sertão: o cordel azul e dourado de quem fez deste torrão o seu reinado
A atual campeã do grupo especial neste ano vai homenagear a cultura nordestina, seus personagens míticos e sua ligação com a história medieval europeia.
🎉Leia está matéria e relembre a conquista de 2024: Império do Povo e Piratas da Batucada empatam e dividem prêmio do grupo especial
Na avenida Ivaldo Veras o sertão ganhará o contraste entre o bem e o mal, a seca e a chuva, o carcará e a asa branca, revelando ao final um solo fértil para a poesia e a bravura.
Personagens icônicos, como Lampião, prometem ser lembrados numa combinação que vai ressaltar como os “sertanejos” transformaram a dura realidade em tradição, resistência e arte.
O Piratão também celebrará a migração nordestina para o Amapá, destacando a influência desse povo na formação cultural e econômica da região. A sanfona, o forró, os festejos juninos e a culinária sertaneja serão elementos marcantes na festa azul e dourada.
Saiba tudo sobre o Carnaval 2025 no Amapá
CARNAVAL 2024 NO AMAPÁ – SEGUNDO DIA DE DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA NO SAMBÓDROMO DE MACAPÁ – Piratas da Batucada
Rafael Aleixo/g1
Os desfiles das escolas de samba do Amapá estão previstos para serem realizados nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Sambódromo. (veja ordem dos defiles abaixo).
Grupo de Acesso
Sexta-feira (28)
Embaixada de Samba Cidade de Macapá (21h às 22h)
Solidariedade (22h35 às 23h55)
Grupo Especial
Sexta-feira (28)
Império da Zona Norte (0h10 à 1h30)
Piratas Estilizados (1h45 às 3h05)
Império do Povo (3h20 às 4h40)
Grupo de Acesso
Sábado (1º de março)
Emissários da Cegonha (21h às 22h20)
Unidos do Buritizal (22h35 às 23h55)
Grupo Especial
Sábado (1º de março)
Boêmios do Laguinho (00h10 à 1h30)
Maracatu da Favela (1h45 às 3h05)
Piratas da Batucada (3h20 às 4h40)
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: