Apresentação em Taiaçu (SP) atraiu cerca de duas mil pessoas em 2023. Neste ano, ator interpretará Jesus Cristo pela primeira vez, a partir das 19h desta sexta-feira (29). Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
A Semana Santa, uma das principais datas da Igreja Católica, é marcada principalmente pela encenação da Paixão de Cristo. Em Taiaçu (SP), cidade no interior de São Paulo com cerca de seis mil habitantes, o evento acontece desde 2006 e chega a reunir milhares de espectadores.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A peça reconta a história da ressureição de Jesus, que, de acordo com o cristianismo, retorna à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado.
O produtor e organizador do teatro na cidade do interior paulista, Maicon Simone, conta o início desta trajetória, que começou com um grupo de jovens que ele participava.
“Quando a gente começou, não tínhamos nada. As roupas a gente pegou algumas vestimentas da igreja, outras a gente cortou um lençol e fez uma capa e jogava por cima, não tinha nada. Começamos com nada e hoje temos tudo”.
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
Foi com a ajuda da comunidade que a encenação se tornou um dos principais eventos da cidade e completaria a 19ª edição se não fosse os dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19.
No início, era o trabalho manual dos participantes que construía o teatro. Depois, veio o sorteio de rifas e brindes em troca de contribuição, e, neste ano, os atores e organizadores bateram de porta em porta em busca de qualquer valor para ajudar na composição do espetáculo.
A prefeitura da cidade ajuda também com a iluminação e o som. Dessa forma, em 2023, cerca de duas mil pessoas de diferentes cidades da região foram prestigiar o evento.
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
Renascimento da peça
Simone relembra as vezes em que assistia à encenação ainda jovem e a vontade que carregava de estar entre os participantes.
“Em 1996, quando eu vi essa apresentação, eu falava: ‘um dia eu vou crescer e fazer parte’. Sempre olhei pensando em ser um idealizador daquilo.”
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
Foi neste mesmo ano que o espetáculo foi interrompido e voltou a acontecer apenas em 2006 na cidade. O atual produtor e outros jovens decidiram que era o momento de retomar a encenação e o papel de Jesus ficou para Simone, que, à época, tinha cabelos longos.
“Quando a gente começou o teatro a gente fazia na praça, na praça da matriz, ou na de São Benedito. A gente escreveu o texto e decidiu fazer”.
Com a contribuição da comunidade, o espetáculo foi se aprimorando, o cenário ficou rico em detalhes e se tornou uma tradição na cidade.
“Cada ano eu ia melhorando, um ano eu fiz umas roupas, outro ano eu conquistei as cruzes, outra ano eu comprei mais roupa, fui investindo, comprei tudo na parte da cerâmica, o cálice, aí eu investi em microfone de lapela”.
O sucesso que a encenação ganhou ao longo do tempo fez com que ela precisasse ser levada para o ginásio de esportes da cidade, para acomodar melhor as pessoas e também fugir da chuva.
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
Diferentes gerações
A preparação para a encenação deste ano começou em janeiro, durante os domingos. No elenco, veteranos e calouros dividem o palco e as emoções dos bastidores.
Adriano Marsaro interpreta há dez anos Pilatos, um governador romano na Judéia que tinha a função de julgar.
“Comecei na época da escola, lá pra 2009 mais ou menos, a participar do teatro. Fiz outros papéis e depois comecei a interpresar Pilatos”.
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
A convite de uma professora, Adriano, ainda jovem, entrou no grupo da liturgia e aos poucos foi participando dos eventos católicos até chegar ao teatro.
A encenação virou parte da agenda de Marsaro, que anualmente busca inovar a partir de pesquisas e discussões, e levar um espetáculo cada vez mais bonito.
“Eu acho que acaba sendo um compromisso não só comigo, de fazer parte, e também um receio de caso eu não faça mais esse papel como outra pessoa iria se preparar, para o teatro não acabar também”.
Encenação da Paixão de Cristo em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
O veterano assume a responsabilidade de ensinar os novos atores que chegam todos os anos. Para a apresentação de 2024, Renée Pimenta, de Bebedouro (SP), foi convidado para interpretar Jesus pela primeira vez na sua carreira como ator.
“É um honra para mim fazer parte dessa tradição e poder mostrar para as pessoas um pouco mais sobre mim, sobre minha trajetória nessa arte que é o teatro”.
O ator, que carrega o teatro como paixão desde criança, tem 19 anos e participa de um grupo de artes cênicas em Bebedouro. Batizado e crismado na igreja católica, ele diz que atualmente não vai à igreja com frequência, mas não esconde a emoção de interpretar um papel tão importante.
“Foi algo inesperado, eu fiquei emocionado. Eu precisei de um estudo mais aprofundado para pegar as características do personagem, que é um personagem muito complexo”.
Renée conta que a família estará na arquibancada para acompanhar a encenação e que a expectativa está alta para, depois de muito estudo e preparo, entrar para a história da encenação em Taiaçu.
Ator Renée Pimenta interpreta Jesus na Encenação em Taiaçu, SP
Arquivo Pessoal
Serviço
Encenação Paixão de Cristo
Data e horário: dia 29 (sexta-feira), às 19h
Local: Ginásio de Esportes Municipal de Taiaçu (Rua São Sebastião)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
*Sob supervisão de Helio Carvalho
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região