18 de janeiro de 2025

Conheça mineiro que gabaritou prova de matemática no Enem e fez mais de mil questões durante a preparação


Estudante de Juiz de Fora, João Felipe Neves, obteve 839,8 pontos no exame e sonha em fazer medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). João Felipe Neves gabaritou prova de matemática
TV Integração/Reprodução
Minas Gerais se destacou nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com dois alunos que tiraram a nota máxima na redação, incluindo a única estudante de escola pública a conquistar esse feito. Além disso, o estado teve um candidato de Juiz de Fora que obteve a pontuação máxima na prova de matemática.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Trata-se de João Felipe Neves, de 20 anos. Ele terminou o terceiro ano do ensino médio em 2023 e sonha em cursar medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Esse desejo pode se tornar realidade em breve, já que ele obteve 839,8 pontos no total, enquanto a média do curso na UFJF no último ano foi de 797,5.
“Eu achava que passar em medicina não era para mim, mas no ano passado faltaram poucos pontos para eu conseguir ser aprovado, então pensei que deveria tentar”, contou João.
À TV Integração, João contou que, durante os estudos, chegou a resolver mais de mil questões de matemática:
“Não me dediquei a aprender a teoria, foquei na qualidade em vez da quantidade. Se achava uma questão difícil, eu não pulava para a mais fácil, continuava tentando”, completou.
João Felipe Neves e a mãe
TV Integração/Reprodução
Média do Enem é calculada por metodologia diferenciada
Mas, apesar de ter acertado as questões da prova, João não alcançou a nota mil em matemática, obtendo 961,9. Isso ocorre porque a média de cada disciplina do Enem é calculada com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que neste ano não permitiu a nota mil.
Luis Cláudio Frutuoso, professor de matemática de João, explicou que a metodologia não avalia apenas o número de acertos:
“O sistema de correção avalia também a qualidade do acerto e a coerência pedagógica do aluno. Por exemplo, se ele acertou uma questão muito difícil, mas errou uma muito fácil, o sistema pode interpretar que o estudante cometeu um erro”, disse o professor.
Miriane Neves, mãe de João Felipe, contou que o filho sempre foi estudioso. “Ele sempre foi muito esperto e independente. Quando eu via, ele já tinha feito os deveres e estudado, sempre se destacou. É maravilhoso ver ele conquistando isso”, finalizou.
Aluno conquista nota máxima em matemática na prova do Enem
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias