25 de dezembro de 2024

Conheça moradora do DF que disputa concurso Miss Brasil Mundo

Maria Tereza Oliveira tem 22 anos, é modelo, e mora em Brasília desde que tinha 4 anos. O concurso está marcado para 29 de maio, em Machadinho, no Rio Grande do Sul.
Modelo brasiliense, Maitê, disputa Miss Brasil Mundo
Reprodução/ Instagram
A modelo Maria Tereza Oliveira vai representar o Distrito Federal no concurso Miss Brasil Mundo, que acontece dia 29 de maio, em Machadinho, no Rio Grande do Sul.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Maitê tem 22 anos e nasceu em Uberlândia, Minas Gerais. Ela veio para o Distrito Federal com 4 anos e diz que seu coração pertence à capital.
O sonho de Maitê é chegar até a disputa do Miss Mundo. Depois de concorrer nas três fases: a regional, a nacional e a internacional, a vencedora do Miss Brasil Mundo representa o país na 72ª edição do concurso internacional.
O universo dos concursos de beleza
Maria Tereza, Miss Brasília
Para diferenciar os concursos de beleza atualmente, eles foram divididos em franquias. O Concurso Nacional de Beleza (CNB) abrange sete e, entre eles, o Miss Brasil Mundo. A meta é selecionar modelos para disputar concursos internacionais.
O Miss Brasil Mundo possui provas de talento, criatividade, moda, personalidade, além de incentivar a prática de ações sociais. A vencedora do Miss Brasil Mundo representa o país no Miss World, o mais antigo e tradicional concurso de beleza.
Quem é a representante do DF?
Maitê começou a modelar com 17 anos e diz que nunca pensou em participar de um concurso de beleza.
“Eu tinha entrado só pra alavancar minha carreira de modelo, eu não conhecia esse universo. Quando fui entendendo o papel de uma miss, e o que eu poderia alcançar com a minha representatividade pra ajudar outras pessoas, isso me encantou muito. Foi por isso que eu decidi continuar e mergulhar nesse universo”, conta Maitê.
Os concursos de beleza reforçam um padrão estético, mas ao longo do tempo, os padrões foram mudando, e os concursos tiveram que se adaptar. Desde 2023, o Miss Universo passou a incluir mulheres com filhos e mulheres trans, que até então não eram aceitas.
O que é beleza?
Mesmo não sendo o único requisito, a beleza continua sendo o maior chamativo para a realização dos concursos. A neuropsicóloga Juliana Gebrim, do Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal (IPAF), explica que a busca pelo padrão estético pode ser nociva.
“Os concursos de beleza costumam estabelecer padrões de beleza muitas vezes inatingíveis, o que pode afetar negativamente a autoestima não apenas das modelos, mas também das mulheres em geral. A pressão para corresponder a esses padrões pode resultar em uma série de problemas, como distúrbios alimentares, baixa autoestima e questões relacionadas à autoimagem”, diz Juliana.
De acordo com a psicóloga, o acompanhamento psicológico é essencial para auxiliar as modelos a lidar com o ambiente competitivo e com a pressão estética. Maitê concorda com a especialista.
“Você precisa ter alguém pra desabafar, saber como lidar em certas situações que podem ocorrer durante os concursos. Esse ambiente de competição gera muita ansiedade e estresse, então, o apoio psicológico é muito importante”, conta a modelo.
Para Maitê, a beleza vai muito além de uma característica física. A representante de Brasília no concurso lembra que os padrões de beleza estão cada vez mais diversificados.
Um exemplo disso é o caso da modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, venceu o Miss Universo da província de Buenos Aires no dia 21 de abril passado e se colocou como candidata a representar o país na edição internacional do Miss Universo.
Modelo de 60 anos vence Miss Universo de Buenos Aires
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: O que os estudos mostram sobre relação entre beleza e mercado de trabalho
GLOBO REPÓRTER: Profissional da beleza fala sobre a volta do orgulho pelos cabelos crespos e cacheados na periferia: ‘É uma luta política’
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias