7 de janeiro de 2025

Conheça o primeiro iglu de vidro do Brasil

Inspirado nos iglus da Finlândia, ele veio para revolucionar as hospedagens na Serra Catarinense Localizado na cidade de Urubici, no Morro da Igreja, um dos pontos mais altos do Brasil com 1822m de altitude, o primeiro iglu de vidro do Brasil veio para revolucionar. A cidade é uma das principais da serra catarinense e um dos destinos mais procurados por turistas. É um exemplo notável de como a preservação da natureza pode ser integrada ao turismo sustentável, reconhecido na Conferência Anual da Green Destinations, em outubro deste ano na Estônia, ao lado de apenas outros sete destinos nacionais premiados por suas práticas de turismo responsável.
A pequena cidade conta com paisagens deslumbrantes, muitas vezes comparada à Europa, e ainda pouco conhecidas. Cachoeiras majestosas, imponentes paredões de pedra, densos bosques de Araucárias e rios de água cristalina compõem o cenário, contrastando com a arquitetura ousada do primeiro iglu de vidro construído no Brasil.
Arquitetura
O projeto do iglu é uma colaboração da arquiteta especializada em cabanas, Naindry Rodrigues e dos idealizadores da Benta Rosa Chalés de Luxo – empreendimento turístico que oferece a viajantes acomodações arrojadas.
O casal por trás do empreendimento compartilha a paixão pela região serrana, por arquitetura e hospedagens de experiência. E justamente buscando compartilhar a beleza da região com mais pessoas, cuidadosamente escolheram para a construção do iglu um local com vista privilegiada, agraciando os visitantes com o efeito conhecido localmente como “mar de nuvens’’ e durante os meses de inverno, “a neve”, com ocorrência de geadas e algumas vezes até neve, encantam os visitantes.
No interior do iglu – geralmente nas primeiras horas da manhã, quando o tempo está propício – é possível ter a sensação de flutuar sobre um mar de nuvens. Quando se dissipam, uma vista deslumbrante de campos e montanhas verdes é revelada.
Projetado em estilo nórdico, o interior do iglu conta com uma icônica cama redonda, calefator a pellet com acendimento automático e gerenciamento de temperatura, banheira de hidromassagem, banheiro com vista para a mata, cozinha completa, deck suspenso com lareira externa, ideal para tomar um vinho e observação de pássaros.
“O iglu foi um projeto desafiador para ser executado, sentimos dificuldade em encontrar profissionais que aceitassem o desafio em executar um projeto tão inovador. Com domo de vidro no teto, foi preciso usar vidros especiais para oferecer conforto térmico com as temperaturas negativas do inverno.” Comenta Thiago de Amaral, idealizador da Benta Rosa.

Hospedagem
Quando falamos sobre as opções de hospedagem na cidade, as cabanas da Benta Rosa se destacam. O primeiro refúgio construído, uma cabana A-frame (cabana com a estrutura em formato de A) com mirante particular, oferece vistas incríveis das montanhas. Também projeto da arquiteta Naindry Rodrigues, que capturou a essência dos proprietários, subvertendo o formato de cabanas comuns da região. A fachada da cabana é feita de vidro especial, garantindo conforto térmico durante todas as estações do ano. Com apenas um pavimento, essa cabana A-frame se destaca como a primeira de cor branca no Brasil, e se tornou referência para outras cabanas de forma imediata. Além de seu apelo estético, o telhado branco reflete a luz do sol, reduzindo a necessidade de climatização interna e contribuindo para uma estadia mais sustentável.
“Sentimos um grande apelo por hospedagens diferenciadas, que ofereçam mais do que uma estadia e sim uma experiência de vida. Contamos com anfitriões no local para recepcionar os hóspedes, equipamos os chalés com artigos de alto padrão, roupas de cama Trussardi e amenities da Loccitane. Queríamos nos tornar referência em hospedagens de luxo e charme, por isso buscamos nos diferenciar e colocar muito amor em cada detalhe. Hoje recebemos hóspedes de todo Brasil e muitos vem comemorar datas importantes conosco, como Lua de Mel, pedido e aniversário de casamento.“ Ressalta Andreza da Silva, idealizadora da Benta Rosa.
Saiba mais sobre o iglu de vidro no site Benta Rosa.

Mais Notícias