13 de janeiro de 2025

Conheça o trabalho de coletores que fazem alpinismo para limpar paredões e encostas em cidade do ES

Após dois meses de formação, coletores da cidade de Cariacica, na Grande Vitória, passaram a fazer alpinismo para limpar áreas altas no município. Conheça o trabalho dos coletores alpinistas do ES
Entre os pré-requisitos da profissão não pode ter medo de altura. Também é necessário confiar plenamente no colega de trabalho que segura e solta a corda presa em seu corpo. Responsáveis pela limpeza de locais de difícil acesso, eles são os coletores alpinistas que trabalham para retirar mato e lixo de áreas localizadas a muitos metros de altura na cidade de Cariacica, na Grande Vitória.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Não pode ter medo de altura. Se tiver medo de altura, a rapaziada nem desce. As pernas tremem no meio e eles pedem pra voltar. Isso já aconteceu com colegas meu”, disse o coletor alpinista Robson Correia Pereira Júnior.
Robson Pereira é coletor alpinista em Cariacica, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Robson faz parte de um grupo de cinco coletores alpinistas da Prefeitura de Cariacica que exercem a função de limpar áreas de risco de forma preventiva na cidade, como geomantas, paredões, encostas, entre outras.
Quem também faz parte desse grupo é Cherllyton de Oliveira Gomes. Quando está ao lado do Robson, ele é o responsável por segurar a corda para que o colega desça.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Cherllyton de Oliveira também é coletor Alpinista. Profissional destaca que é um trabalho de muita parceria um com o outro.
Reprodução/TV Gazeta
“A gente monta o nosso equipamento de segurança, amarramos a corda nele e, aos poucos, com o comando dele, vamos descendo. É preciso ter determinação, confiança para proteger a integridade do nosso operador”, destacou Cherllyton.
Parceria e cuidado um com o outro
Robson também destacou a importância de trabalhar em parceria.
“Ele que me segura lá. Eu tenho que ter confiança primeiro nele, depois em mim. Ele vai soltando, me olhando, eu vou orientando para travar tudo direitinho e dar tudo certo”, comentou.
Já Cherllyton também destacou que todos os cuidados são necessários justamente por ser tratar de uma atividade que envolve risco de morte.
“Nós dois temos que ser grandes amigos, um pensar no outro, porque a vida é uma só. Eu penso muito nele e ele em mim, porque ambos trabalhamos em uma atividade de risco”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Modelo brasileira negra de 17 anos desfila na semana de moda em Paris; ‘Foi uma honra trabalhar para Dior’
Casal transforma carro antigo, viaja pelo país e tem sonho de chegar até aos Estados Unidos
Lixo recolhido em todos os lugares
Ao longo do dia, os dois profissionais sobem e descem diversas vezes para a limpeza de áreas altas do município. Além de mato, os coletores alpinistas retiram diversos tipos de lixo.
“Sofá, colchão, muito garrafa de cerveja, latinhas, tudo o que possa imaginar. Isso atrapalha o nosso trabalho”, comentou Robson.
Formação dos coletores alpinistas
Formação dos coletores é realizada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cariacica, Marcos Aranda, a formação desses profissionais é feita com o apoio do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES) e também da Defesa Civil do município.
“A gente demorou dois meses para formar cinco coletores alpinistas. É um trabalho de extrema importância e de risco”, explicou o secretário.
O secretário explicou ainda que o cuidado em formar os profissionais é justamente por causa do risco intrínseco à atividade.
“Esses coletores limpam locais de difícil acesso, como geomantas, encostas, paredões. É um trabalho preventivo de corte de árvore, limpeza de terra, retirada de capim para evitar que em dias de chuva essa terra desça e as árvores caiam sobre as vidas”, explicou o secretário.
O Corpo de Bombeiros explicou que alpinismo em si é uma prática esportiva, mas que a corporação realiza, em seus cursos de formação e especializações, atividades de salvamento em alturas e também atividades em ambiente de montanha.
E como as outras prefeituras limpam essas áreas?
O g1 entrou em contato com as demais prefeituras da Grande Vitória para saber como as áreas de difícil acesso são limpas.
A Prefeitura de Vila Velha informou que não há coletores alpinistas no município, mas os garis também atuam em locais de difícil acesso, como morros e áreas mais íngremes, onde os caminhões de coleta residencial não conseguem chegar.
“Esses profissionais recolhem o lixo dessas áreas e o levam para locais onde os caminhões podem acessar e fazer a coleta”, informou a gestão.
As prefeituras de Vitória, Serra e Viana não responderam até a publicação desta reportagem.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias