Audiência foi marcada para o dia 18 de abril, na sede do Conselho, no bairro da Floresta Velha, a partir das 17h. Audiência vai ser realizada na sede do Conselho Distrital
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Conselho Distrital de Fernando de Noronha vai realizar uma Audiência Pública, no dia 18 de abril, para discutir o Projeto Lei que prevê a eleição de direta para o cardo de administrador da ilha. O projeto foi enviado pela Casa para à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e apresentado pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
“A proposta tramita na Alepe e agora vamos fazer essa audiência pública com os moradores. Nós enviamos uma solicitação ao presidente da Assembleia para a vinda do deputado Waldemar Borges e os parlamentares relatores de cada comissão para participar desta escuta da população”, disse o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.
A atual administradora de Noronha é Thallyta Figueirôa, que foi indicada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em janeiro de 2023. Thallyta teve o nome aprovado pela Assembleia Legislativa e é a primeira mulher a ocupar a função.
O presidente do Conselho afirmou que a população tem amadurecimentos para voto direto.
“Fernando de Noronha nunca elegeu o gestor. Nós já fomos comandados por diretor, governador, administrador. Estamos maduros o suficiente para essa escolha, como ocorre com os conselheiros”, avaliou Ailton Júnior.
O projeto prevê que o novo regramento não exigirá alterações na estrutura de funcionamento da administração local e não trará novas despesas. As votações devem ser realizadas em conjunto com as eleições gerais e pleito do Conselho Distrital, previstas para 2026.
A audiência pública vai acontecer na sede do Conselho Distrital, no bairro da Floresta Velha, a partir das 17h.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco