23 de setembro de 2024

Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

Trecho foi relicitado após Invepar devolver concessão. Três proponentes foram consideradas aptas. Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de concessão da BR-040 entre BH e Juiz de Fora
ANTT/ YouTube/ Reprodução
O consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O certame foi realizado na tarde desta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo.
O grupo ofereceu desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio, de R$ 17,71 por 100 km – venceria a disputa quem oferecesse o maior percentual.
As outras duas proponentes consideradas aptas, CCR e consórcio Vetor Norte, apresentaram propostas de 1% e 0%, respectivamente. Uma quarta interessada não foi considerada qualificada para participar do leilão.
“Desde 2018 não temos um leilão tão competitivo, um leilão que tinha seus desafios, encerrando a primeira relicitação da ANTT, mas foi muito bem dialogado, construído e elaborado com a participação de todos”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues.
Trecho da BR-040; praça de pedágio em Barbacena
Robson Panzera/TV Integração
O contrato, com vigência de 30 anos, abrange uma extensão de 232,1 km, iniciada no entroncamento da BR-040 com a BR-356, na capital, até o entroncamento com a antiga União e Indústria, em Juiz de Fora.
Esta é a primeira etapa do processo de relicitação da rodovia — a Via 040, empresa da Invepar, que assumiu o trecho entre Distrito Federal e Juiz de Fora, em 2013, devolveu a concessão (leia mais abaixo). Na época do leilão, o consórcio ofereceu desconto de 61,1% no pedágio.
O projeto prevê investimento total de aproximadamente R$ 8,7 bilhões, incluindo:
163,9 km de duplicações;
42,1 km de faixas adicionais;
15,3 km de vias marginais;
14,2 km de ciclovias;
8 passarelas;
57 pontos de ônibus;
5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais.
Estão previstas três praças de pedágio, em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itabirito. A expectativa da ANTT é que a concessão gere 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
“O projeto de concessão proporcionará um novo patamar de mobilidade regional, com muito foco em segurança viária e conforto das viagens”, afirmou o CEO da EPR, representante do consórcio vencedor, José Carlos Cassaniga.
O consórcio Infraestrutura MG já é responsável pela operação de outras rodovias em Minas Gerais, no Triângulo e no Sul do estado.
Relicitação
A Invepar venceu o leilão de concessão da BR-040, entre Distrito Federal e Juiz de Fora, em 2013. O contrato, com validade de 30 anos, previa que 557 km, de um total de 936,8 km, fossem duplicados.
No entanto, em 2017, a empresa manifestou interesse em devolver a concessão por causa de prejuízos financeiros. O pedido de adesão à relicitação foi aceito pela ANTT em 2019.
Desde a assinatura do contrato, a concessionária duplicou 73 km, 13% do previsto. Nos últimos anos, manteve apenas os serviços essenciais de conservação, manutenção e monitoramento da rodovia.
Para a relicitação, a ANTT dividiu a concessão em trechos, a serem leiloados separadamente:
entre Distrito Federal e Cristalina (GO), em fase de estudos;
entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte, com leilão previsto para o primeiro semestre de 2024;
entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com leilão previsto para esta quinta-feira (11).
Por se tratar de uma via em fase de relicitação, a concessionária que assumir o trecho de BH a Juiz de Fora terá de apresentar um plano de transição.
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