21 de outubro de 2024

Construção, TI e logística: veja áreas de trabalho que vão precisar de profissionais no DF

De acordo com Mapa do Trabalho Industrial, capital precisa de 186 mil pessoas qualificadas até 2027 para atender demanda da indústria. Homem trabalhando em contrução.
Senai/divulgação
O Distrito Federal precisa qualificar 186 mil profissionais até 2027 para atender a demanda da indústria na região. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, levantamento do Observatório Nacional da Indústria (ONI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
Dos 186 mil profissionais, 33 mil precisam de nova formação para trabalhar em empregos que foram criados e substituir pessoas que vão deixar o mercado. Já os demais — 153 mil profissionais —precisam se requalificar, ou seja, atualizar competências que já desempenham.
O Mapa do Trabalho Industrial também apresenta as áreas que mais vão demandar profissionais até 2027:
👷‍♀️ construção: 25 mil profissionais;
👩‍💻 tecnologia da informação (TI): 23 mil profissionais;
🧑‍🔧 manutenção e reparação: 13 mil profissionais;
🧑‍🍳 alimentos e bebidas: 13 mil profissionais.
Ainda de acordo com a pesquisa, o DF precisa formar trabalhadores de Logística e Transporte. A previsão é que a área necessite de 40 mil novos profissionais.
Números nacionais
Segundo o mapa, o Brasil precisa formar 2,2 milhões de novos profissionais até 2027. Neste mesmo período, 11,8 milhões de profissionais — já na indústria ou com formação — vão precisar investir em novas qualificações para se manterem competitivos no mercado de trabalho.
As projeções levam em conta as expectativas de crescimento da economia e do mercado de trabalho no Brasil, além do futuro cenário industrial com, por exemplo, a entrada de novas tecnologias.
Profissões do passado… e do futuro!
LEIA TAMBÉM:
RELACIONAMENTOS: DF tem mais de 65 mil sugar daddies e cerca de 11 mil sugar mommies
OLIMPÍADAS BIÔNICAS: conheça atleta do DF que vai competir na Suíça
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias