Foi uma TV, mas se fosse um produto essencial, como um nebulizador ou um computador para trabalho ou estudo, caberia uma ação por danos morais. Entregador arremessa caixa com TV por cima de portão de casa e danifica aparelho
O consumidor que comprou e recebeu uma TV de 24 polegadas arremessada por cima do portão de sua casa, em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio, tem o direito de pleitear o dinheiro de volta, segundo o Procon Carioca — a loja que vendeu o aparelho arremessado ficou de mandar outro.
O órgão de defesa do consumidor ligado à Prefeitura do Rio informou ao g1 que em casos como o de Raphael Baez, em que um produto é entregue quebrado, é direito do proprietário exigir um novo ou a devolução do valor.
De acordo com Igor Costa, diretor-executivo do Procon Carioca, se o prazo de entrega não tiver sido cumprido, o consumidor também pode pleitear a restituição do valor do frete, caso tenha pagado.
“Vale ressaltar que o caso aconteceu com um aparelho de TV, mas poderia ser um produto essencial. Como um nebulizador para uma criança, um computador para uso profissional, aula online ou uma prova. Tudo isso pode também ensejar um dano moral, já na esfera judicial, para além do Direito do Consumidor”, comentou o diretor.
“O cliente pode acionar a Justiça em razão do prejuízo, que pode configurar dano material e/ou moral”, diz Igor.
TV pelos ares
Entregador de transportadora arremessa TV por cima do portão de casa em Bento Ribeiro
Na última sexta-feira (8), uma família de Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio foi surpreendida com uma categoria diferente de entrega: o arremesso de produto.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o momento em que um entregador de transportadora Loggi jogou uma TV de 24 polegadas no quintal da casa.
O aparelho, que estava em uma caixa de papelão com a inscrição “frágil”, ficou danificado. O caso ocorreu por volta das 10h da sexta-feira (8).
O g1 entrou em contato com a empresa Loggi, mas não obteve resposta.
O coordenador de marketing Raphael Baez, de 43 anos, comprou a TV em um site para colocar no quarto dos filhos, que têm 5 e 8 anos.
O aparelho custou R$ 699, mais R$ 31 do frete. Quem encontrou o produto no chão foi a esposa de Raphael, Gláucia Baez, e um dos filhos do casal. A gravação registrou a indignação e a surpresa da mulher ao ver o aparelho no chão.
Raphael disse que, horas antes do arremesso, o entregador chegou a avisar que estava no endereço para fazer a entrega. O comprador do produto explicou, no entanto, que não estava em casa e informou que já tinha autorizado um vizinho a receber o produto. Segundo ele, o entregador não entrou em contato com esse vizinho.
“Quando eu abri [a caixa], a TV estava inicialmente perfeita, como um milagre. Mas, na hora em que ligo, de tempos em tempos, ela desliga sozinha. E eu não sei se é por conta do impacto ou se ela já veio com defeito de fábrica. Acredito que seja por conta do impacto”, afirmou o coordenador de marketing.
No dia seguinte à entrega desastrosa, ele chegou a receber um SMS da firma responsável pela entrega. A mensagem perguntava com havia sido o serviço.
Depois do ocorrido, após muitas tentativas, Raphael conseguiu contato com a empresa que vendeu a TV. Ele informou que um novo televisor será enviado – e, desta vez, por uma outra transportadora. A previsão é que chegue até esta sexta-feira (15).