19 de janeiro de 2025

Contaminação em córrego deixa moradores sem água em Itupeva

Conforme a prefeitura, parte da água que abastece a cidade vem do córrego Caxambu e que houve um vazamento de um composto químico de uma empresa, identificado pela Sabesp. Moradores de Itupeva reclamam de falta d’água após contaminação de córrego
Reprodução/TV TEM
Moradores de Itupeva (SP) reclamam da falta d’água após um dos córregos que abastece a região ser contaminado. Diversos bairros da cidade sofrem com a situação desde domingo (16).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a prefeitura, parte da água que abastece a cidade vem do córrego Caxambu e que houve vazamento de um composto químico de uma empresa, identificado pela Sabesp. Por isso, o abastecimento foi paralisado para que haja a descontaminação do córrego.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura informou que os bairros afetados inicialmente são os que ficam nas regiões mais altas da cidade, mas que outros locais poderiam ser afetados com os trabalhos de redistribuição da rede.
Córrego Caxambu foi contaminado
Reprodução/TV TEM
Para lidar com a falta d’água, os moradores fazem racionamento com uso de baldes e bacias. A operadora de produção Elizandra dos Santos mora no bairro Vila Hortência e diz que consegue fazer apenas o básico dos serviços caseiros.
“Estou armazenando no tanque, nos baldes, nas garrafas, porque na caixa não tem força para subir [a água]”, lamenta.
Os moradores do bairro Jardim Samambaia vivem a mesma situação. O motorista aposentado Nivaldo Brolo relata que mora no local há mais de 40 anos e que nunca passou por algo parecido. Nesta terça-feira (18), ele não teve água nem para preparar o almoço.
“[A água da caixa] é só para o banheiro, né? Eu liguei hoje cedo na Sabesp e alegaram que vai vir a água só a noite”, diz.
Em nota, a Prefeitura de Itupeva reforçou que para prédios públicos, como escolas e serviços de saúde, foram disponibilizados caminhões-pipas.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que houve vazamento de esgoto no córrego do Caxambu e queda de vazão no manancial. Já a DAE informou que, entre domingo (16) e segunda-feira (17), destinou água da represa da Serra do Japi para a região, buscando colaborar com a limpeza do canal e melhorar a qualidade da água.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias