22 de fevereiro de 2025

Contas de luz podem sofrer aumento durante calorão no RJ, diz Light; entenda

A concessionária explica que o imposto estadual que incide sobre a fatura na conta passa de 18% para 24% quando o consumo ultrapassa 300 kWh no mês. Contas de luz podem sofrer aumento durante calorão no RJ
O valor das contas de luz pode sofrer um aumento considerável durante o calorão que atinge o Rio de Janeiro neste verão. O uso de ventiladores e ar-condicionado aumenta muito nesses períodos, e o reflexo é sentido no bolso.
A Light explica que o imposto estadual que incide sobre a fatura na conta, o ICMS, passa de 18% para 24% quando o consumo do imóvel ultrapassa 300 kWh.
O professor Delberes Lima, de Engenharia Elétrica, explica que é fácil passar desse limite usando ar-condicionado todos os dias, por exemplo.
“Só pra entender, se a gente usa um aparelho que tem 1 kwh de potência, e você faz uso por 8 horas no dia. Isso já dá 240 [no mês]. Ou seja, praticamente já atingiu 300 kwh, só de ar-condicionado, sem contar os outros aparelhos”, explica o professor.
O aumento na cobrança do ICMS é previsto em lei. A Light afirma que, nos primeiros 18 dias de fevereiro, os 31 municípios atendidos pela empresa registraram 391MW de consumo a mais do que no mesmo período do ano passado.
Esse consumo de carga seria capaz de abastecer todo o estado de Roraima por um dia.

Mais Notícias