25 de setembro de 2024

Contrato prevê realocação de 7 aldeias indígenas de Oiapoque para pavimentação da BR-156 no AP 

Documento foi assinado pelo Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit) nesta sexta-feira (19), dia dos Povos Indígenas. Prestadora de serviços deve auxiliar os povos.  Rodovia corta o Amapá de Norte a Sul
Jorge Junior/Rede Amazônica
Nesta sexta-feira (19), dia dos Povos Indígenas, o Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit) assinou o contrato que determina a realocação de sete aldeias indígenas localizadas próximo ao município de Oiapoque, as margens da BR-156, para a pavimentação de 110 quilômetros de estrada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
FOTOS: Celebração reúne indígenas do AP para tradicional ‘festival Turé’ no Marco Zero do Equador
De acordo com o documento, a empresa contratada para executar os serviços deve entregar as etnias Anawerá, Tukay, Samaúma, Yawaka, Estrela, Ahumã, Kariá, residências, escolas, parques infantis, quadras-poliesportivas, postos de saúde, centros comunitários, igrejas, centros de tradições, alojamentos e saneamento básico. 
Habitam a região que compreende 470 mil hectares os Galibi-Marworno, Karipuna do Amapá e Palikur, somando mais de 6 mil indígenas. 
Segundo o Dnit, a permanência dos povos no espaço impedia a pavimentação da área. A realocação foi debatida junto as comunidades e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Em relação aos critérios de remanejamento, o contrato leva em consideração a topografia e a disponibilidade de recursos naturais para essa população. 
A Obra da BR-156, que inicia em Laranjal do Jari, no Sul do Estado, faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e é considerada a mais antiga do país, tendo iniciado entre 1930 e 1940.
VEJA TAMBÉM:
Novo PAC: com cerca de 80 anos, obra mais antiga do país está em pacote de R$ 28,6 bi para o Amapá
Mais de 160 militares do Exército atuam em pavimentação no trecho sul da BR-156, no Amapá
O valor total da contratação do serviço para pavimentação da área norte é de aproximadamente R$ 66 milhões. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias