O montante de recursos do IR destinado pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023. Contribuinte pode destinar parte do imposto a instituições que atendem crianças e idosos
Bruno Rezende
Contribuintes do Imposto de Renda 2024 podem dedicar parte do imposto para crianças e idosos em Mato Grosso do Sul. Segundo a Receita Federal, a medida incentiva o cidadão a destinar recursos a organizações beneficentes, e a ação não tem custos ao tributado. (Veja abaixo como doar)
A destinação do IR é uma forma de incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas. De acordo com a Receita Federal, a participação cidadã em benefício de toda a sociedade é sem custo.
Os recursos destinados pelo contribuinte podem ser utilizados pelo poder público em ações realizadas pelos próprios Conselhos, como o da Criança e do Adolescente e também do idoso, ou ainda via chamamento público, conforme explica o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMS), Otacílio dos Santos Nunes.
“O contribuinte ao direcionar esses valores para as instituições de Mato Grosso do Sul, o dinheiro que seria pago de imposto de renda fica aplicado no estado. Na realidade não é uma doação, porque quando você faz o direcionamento, se você tem imposto a recolher, você pega parte do imposto e direciona para o Conselho do Idoso ou da Infância e Adolescência. Então, na realidade, é um direcionamento de um dinheiro que iria para o Tesouro Nacional e ele é direcionado a esses conselhos e fica aqui no estado”.
De acordo com dados da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, o montante de recursos destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023.
O número de contribuintes do IR que fizeram destinações também teve crescimento, de 42,4%, passando de 3.332 em 2022 para 4.747 em 2023.
Como doar?
Programa para declaração do Imposto de Renda de 2024.
Reprodução/Receita Federal
Primeiramente, o contribuinte deve baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou fazer a declaração online, preenchendo os dados pessoais, valores obtidos e recebidos no ano anterior.
Após essa etapa, selecione ‘doações diretamente na declaração’. Lá, aparecerão as opções ‘criança e adolescente’ e ‘idoso’. A quantia será calculada automaticamente, com base no valor declarado pelo cidadão.
Por fim, será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que pode ser pago via boleto, cartão de crédito, débito automático (caso seja parcelado) ou Pix.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: