16 de novembro de 2024

Convenção democrata: Tim Walz, candidato a vice-presidente da chapa de Kamala Harris, discursa para multidão

A apresentadora Oprah Winfrey, uma das maiores estrelas da televisão e do entretenimento nos Estados Unidos, apareceu de surpresa e focou nos eleitores independentes. Apresentadora Oprah Winfrey e candidato a vice de Kamala Harris discursam em convenção
Na noite de quarta-feira (21), quem discursou para a multidão foi o candidato a vice-presidente e companheiro de chapa de Kamala Harris, Tim Walz. Mas uma superestrela da televisão americana teve uma participação arrebatadora.
O tema da noite era “Luta pela liberdade”. Quem subiu ao palco abordou o assunto chamando atenção para crises de dentro e de fora dos Estados Unidos.
Pais de um jovem sequestrado nos ataques terroristas do Hamas, em outubro de 2023, em Israel, pediram um cessar-fogo na guerra em Gaza. Logo no início, a mãe se emocionou. O filho de John e Rachel Polin, Hersh, de 23 anos, estava no festival de música alvo dos terroristas. Ele continua em poder do Hamas. No discurso, o pai afirmou:
“Há muita agonia em todos os lados deste trágico conflito. Nessa competição de dor, não há vencedores. Há centenas de milhares de inocentes que estão sofrendo horrivelmente em Gaza”, disse John Polin.
Depois, o Partido Democrata exibiu um vídeo com imagens da invasão ao Congresso Americano, em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Donald Trump tentaram impedir a certificação de vitória de Joe Biden. A arena ficou em silêncio.
Nomes do showbizz americano também subiram ao palco e animaram a noite, como o cantor Stevie Wonder, um dos favoritos de Kamala Harris, e o cantor John Legend.
Tim Walz na convenção democrata
Mandel NGAN / AFP Photo
O terceiro dia da Convenção Democrata teve ainda um discurso do ex-presidente Bill Clinton, que fez críticas a Donald Trump:
“Ele fala principalmente sobre si mesmo. Então, da próxima vez que você ouvi-lo, não conte as mentiras que ele fala, conte quantas vezes ele diz ‘eu’. É como um daqueles tenores se preparando antes de entrar no palco, tentando abrir os pulmões falando ‘eu, eu, eu, eu, eu, eu’. Quando Kamala Harris for presidente, todo dia vai começar com ‘você, você, você, você’”.
Eleição nos EUA: Barack e Michelle Obama eletrizam segunda noite da convenção do Partido Democrata
A apresentadora Oprah Winfrey, uma das maiores estrelas da televisão e do entretenimento nos Estados Unidos, apareceu de surpresa logo depois e focou nos eleitores independentes, que não são afiliados a nenhum partido.
“Há pessoas que querem que você veja o nosso país como uma nação de nós contra eles. Pessoas que querem te assustar, te comandar. Pessoas que querem que você acredite que livros são perigosos e fuzis semiautomáticos são seguros, que há um jeito certo de rezar e um jeito errado de amar. Pessoas que querem primeiro dividir e depois dominar. Mas aí é que está: quando nos unimos, é impossível nos dominar”, afirmou.
Oprah defendeu a conciliação e disse:
“Não somos tão diferentes dos nossos vizinhos. Quando uma casa pega fogo, não perguntamos qual é a raça ou a religião do dono da casa ou em quem ele vota. Só fazemos o nosso melhor para salvá-los”.
A apresentadora Oprah Winfrey durante a convenção democrata, em 21 de agosto de 2024
REUTERS/Mike Segar
O discurso que encerrou a noite foi do homem que, até 15 dias atrás, muitos americanos não sabiam sequer quem era. O candidato democrata a vice-presidente, Tim Walz, aproveitou o momento para se apresentar. Começou falando da infância em uma cidade de 400 habitantes e da tentativa de ter filhos.
“Levamos anos, mas tivemos acesso a tratamentos de fertilidade e, quando nossa filha nasceu, a chamamos de Hope”, conta Tim Walz.
Gus, filho de 20 anos de Tim, se emocionou nessa hora e gritou: “Esse é o meu pai!”.
Tim Walz também falou sobre comunidade e disse que vizinhos nem sempre pensam do mesmo jeito, mas cuidam um dos outros.
“Kamala Harris vai defender a sua liberdade de viver a vida como você quiser, porque é isso que queremos para nós e para os nossos vizinhos”, disse o candidato.
Tim Walz disputou a vaga de vice de Kamala Harris com nomes importantes do Partido Democrata. A escolha dele pegou muita gente de surpresa. Um dos fatores que agradaram à campanha é a habilidade de comunicação de Tim: uma língua afiada na hora de criticar adversários e o bom humor para prender a atenção do público.
“Lá estava eu, um professor de ensino médio de 40 e poucos anos com filhos pequenos, experiência política zero e sem dinheiro, concorrendo em um distrito profundamente republicano. Mas sabe de uma coisa? Nunca subestime um professor de escola pública”, disse Tim Walz.
Foi assim que Walz descreveu os primeiros passos na política, em 2006, quando se elegeu deputado pelo Minnesota. Hoje, ele é governador do estado. Antes da carreira no Partido Democrata, Walz serviu na Guarda Nacional.
Walz disse que, como político, aprendeu a negociar com a oposição sem comprometer os próprios valores. Ele encerrou o discurso com uma convocação aos apoiadores: fez um sermão típico de técnico de time de futebol de escola – outra função que exerceu.
“Teremos tempo para dormir quando estivermos mortos. Vamos deixar tudo em campo. É assim que vamos avançar e virar a página de Donald Trump”.
LEIA TAMBÉM
‘Sim, ela pode’: Obama renova o próprio slogan em apoio a Kamala Harris durante convenção democrata
Ovacionado na convenção democrata, Biden faz balanço do governo e passa bastão para Kamala disputar a Casa Branca

Mais Notícias