23 de outubro de 2024

Cooperados de energia: quem pode aderir à modalidade?

Benefícios incluem redução de até 20% na conta de luz e contribuem para a preservação do meio ambiente. Uma novidade um tanto amarga chegou para os brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que os consumidores enfrentarão um aumento nas tarifas de energia nos próximos meses. Com a Bandeira Vermelha em vigor, o preço por cada KWh aumenta consideravelmente, acendendo um sinal de alerta para aqueles que já estão com gastos altos nas faturas.
A má notícia, no entanto, abre caminhos para uma solução rápida, prática, segura e muito eficiente: participar de cooperativas de créditos de energia. A paranaense Cogecom, há mais de 7 anos no mercado, já gerou mais de R$ 30 milhões de reais em economia para seus cooperados, e você também pode fazer parte desse movimento que, além de economizar de forma imediata, também contribui para a saúde do Planeta.
Sendo a primeira cooperativa de Geração Distribuída do Brasil, a Cogecom é líder no mercado, atendendo em oito estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e com mais de 50 mil unidades consumidoras conectadas a essa ideia de sucesso.
Os cooperados Cogecom economizam até 20% na sua conta de luz mensal, podendo haver uma economiza ainda maior conforme a bandeira tarifária em vigor. A forma de associação é simples e rápida, não envolvendo nenhum custo de instalação nem pré-requisitos na residência ou empresa.
O primeiro passo é saber se a sua unidade consumidora está apta. Para saber se você pertence ao grupo B, basta olhar para a sua fatura mais recente de luz. Nela, há um campo escrito Classificação da Unidade Consumidora. Se nesse campo estiver escrito B1, B2, B3 ou B4, isso significa que você utiliza energia de Baixa Tensão e, portanto, faz parte das unidades consumidoras aptas a usufruir dos benefícios da Cogecom. Depois disso, você só precisa saber se sua residência ou empresa tem um consumo superior a 300 kWh/mês.
Os únicos dois pré-requisitos para fazer parte da Cogecom são esses. Com essas duas afirmativas, acesse o site da empresa e preencha o formulário. Os documentos necessários para enviar a solicitação são: fatura de energia atualizada e completa; RG e CPF (ou CNH) do(s) representante(s) legal(ais); em alguns casos, serão solicitados documentos complementares para comprovar o representante legal, tais como: ATA que elegeu o síndico atual, representante legal de condomínio; procuração.
Ao preencher o formulário e enviar sua solicitação, é só aguardar o termo de adesão, que é enviado digitalmente, sem precisar que você saia de sua residência ou empresa para qualquer trâmite. Não é necessária nenhuma mudança na estrutura, instalação de equipamentos ou obras. Todo o processo é feito pela Cogecom diretamente com as concessionárias.
Por se tratar de uma cooperativa, é preciso a integralização da cota-parte, mas que só é cobrado um valor simbólico de R$ 5,00 no primeiro mês de compensação e, caso você queira sair por algum motivo, este valor é devolvido no ato da anulação da adesão.
Stock
Divulgação
Vale a pena ser um cooperado?
O Gerente de Expansão da Rede de Lojas Daju, William Monteiro, comprova a eficiência do modelo da Cogecom, reforçando como ser um cooperado garante retorno financeiro e ambiental para o negócio. “Refletiu em economia na fatura de energia, e quanto mais uma loja reduz as despesas, mais rentável o negócio fica. Essas iniciativas que trabalhamos beneficiam o ambiente dos funcionários e os clientes, além de serem soluções que são sustentáveis. É um impacto no ganho que temos também com o meio ambiente”, disse.
Arquivo Cogecom
Divulgação
O desconto na conta de luz dos cooperados vale a pena, principalmente porque há uma economia no custo final da energia consumida. Na maioria dos casos, o desconto chega a 20% ou mais de acordo com a bandeira tarifária vigente. “Ao aderir à Cogecom, empresas e residências podem economizar até duas contas de luz por ano, ou até mais, de acordo com a bandeira tarifária vigente. Essa economia alivia o orçamento e fortalece um modelo sustentável que beneficia a todos, promovendo uma gestão otimizada dos recursos. Além de reduzir custos, essa parceria estimula uma nova maneira, muito mais consciente, de consumir energia elétrica. Estamos impulsionando um futuro mais sustentável e eficiente para todos”, afirma Cleide Marchi, Gerente de Marketing da Cogecom.
Cleide Marchi complementa que “A Cogecom nasceu com o objetivo de democratizar o acesso da energia renovável”. Com isso, outro ponto positivo de ser um cooperado Cogecom é que a unidade consumidora passa a receber energia apenas de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água. Assim, você integra o movimento de pessoas que contribui para a melhoria do meio ambiente e ajuda a reduzir os impactos da emissão de gases para o efeito estufa.
Arquivo Cogecom
Divulgação
Para fazer parte do movimento de pessoas que estão mudando a forma de consumir energia elétrica no Brasil e conhecer mais sobre o trabalho da Cogecom acesse cogecom.com.br.

Mais Notícias