28 de outubro de 2024

Coronel Fábio Candido (PL) é eleito prefeito de Rio Preto

Com 100% das urnas apuradas, Fábio Candido recebeu 123.349 votos, equivalente a 59.97% dos votos válidos. Durante debate da TV TEM, candidato do PL chegou a atacar seu adversário Itamar Borges (MDB) dizendo que ele traiu a esposa e participou de orgia com uso de algemas. Coronel Fábio Candido (PL), prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP)
Desirèe Assis/g1
O Coronel Fábio Candido (PL) foi eleito prefeito de São José do Rio Preto (SP) no segundo turno das eleições municipais realizada neste domingo (27). Com 100% das urnas apuradas, Fábio Candido recebeu 123.349 votos, equivalente a 59.97% dos votos válidos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Fábio Candido ficou à frente do adversário Itamar Borges (MDB), que recebeu 82.349 votos, o equivalente a 40,03% dos votos válidos.
Essa é a primeira vez que o ex-comandante da Policia Militar (PM) assume a gestão do município. Ele concorreu pela coligação “Rio Preto de Verde e Amarelo”, junto aos partidos (NOVO) e (PMB).
Na sexta-feira (25), Fábio Candido participou do debate da TV TEM, onde debateu propostas com seu adversário Itamar. Durante o programa, o candidato do PL chegou a atacar o candidato do MDB dizendo que ele traiu a esposa e participou de orgia com uso de algemas (veja como foi o debate).
Acusações durante debate
Durante o debate, na sexta-feira, os dois candidatos trocaram acusações sobre integridade moral e condenações.
Itamar chegou a dizer que Fábio Candido tem um “passado obscuro”, e comentou sobre caso em que os cunhados de Candido teriam se envolvido em um assalto com reféns ao Edifício Leonor, em Rio Preto, além de afirmar que o coronel agrediu mulheres, deixou uma no chão após empurrá-la e a ameaçou de morte. Itamar também disse que o vice do coronel, Fabio Marcondes, é um condenado por bater em adolescente e por comprar voto.
Fábio Candido rebateu que, durante administração de Itamar Borges enquanto prefeito de Santa Fé do Sul (SP), em 1996, foi condenado a cinco anos de prisão pelo crime de falsificação de notas, além de dizer que o candidato do MDB participa de orgias.
Trajetória
Fábio Candido, de 52 anos, disputou cargo político pela segunda vez. O prefeito eleito é coronel da Polícia Militar, formado pela Academia de Polícia do Barro Branco.
Coronel Fábio Candido (PL), prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP)
Desirée Assis / g1
Morador de São José do Rio Preto, ele nasceu e cresceu na cidade, é casado e tem um filho de 11 anos.
Em 2020, concorreu ao cargo de deputado estadual. À época, teve 38.463 votos e não foi eleito.
Foi comandante da Força Patrulha e comandante de Pelotão de Tático Móvel e na formação de futuros comandantes. Também foi coordenador de Policiamento e Comandante de Batalhão da PM, último cargo ocupado antes de anunciar interesse em disputar as eleições. Ele possui duas graduações.
Filiado ao Partido Liberal (PL), Fábio Marcondes, de 48 anos, é o vice da chapa. Marcondes iniciou a carreira política em 2012, quando foi eleito vereador do município. À época, foi o quarto mais votado. Em 2015, Marcondes assumiu a prefeitura da cidade por oito dias devido à ausência de Valdomiro Lopes (PSB) e da vice Irani Vaz de Lima, que tiraram férias. Atualmente, Fábio Marcondes ocupa o cargo de vereador e se afastou por conta da disputa eleitoral.
Veja mais notícias sobre as eleições municipais no g1
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias