9 de janeiro de 2025

Coronel Izael Salazar é nomeado subchefe geral da Polícia Militar de Roraima


Salazar assume após demissão do coronel Francisco Lisboa, preso pela PF por envolvimento em esquema de compra de votos. Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (2). Coronel Izael Salazar é nomeado novo subcomandante geral da Polícia Militar (PM) de Roraima
Reprodução/Facebook/Izael Salazar
O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), nomeou o coronel Izael Salazar como o novo subcomandante-geral da Polícia Militar (PM) do estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quinta-feira (2), duas semanas após a demissão do coronel Francisco Lisboa preso pela PF por envolvimento em esquema de compra de votos.
Francisco Lisboa foi preso numa operação Martellus que investiga o apoio financeiro do tráfico de drogas para compra de votos nas eleições municipais de 2024. Ele assumiu o cargo no dia 21 de novembro de 2024 e exonerado da função menos de um mês depois.
O cargo de subcomandante-geral é equivalente ao de secretário-adjunto no alto escalão do governo. Ele atua, principalmente, nas questões administrativas internas de toda a corporação, funções que agora serão assumidas por Lisboa.
Comandante-geral da PM em Roraima, Miramilton Goiano, e o subcomandante, Izael Salazar
Reprodução/Facebook/Izael Salazar
Além disso, em caso de ausência, o subcomandante-geral substitui o comandante-geral Miramilton Goiano de Souza, investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público de Roraima (MPRR) em um esquema de venda ilegal de armas no estado.
Ao g1, Miramilton elogiou a escolha do governador de Roraima para ocupar o cargo.
“A escolha do governador é de muito acerto, [Izael] é um profissional de mais alto gabarito”, disse o comandante-geral da corporação.
A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975 — há 47 anos. O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983, o coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação.
A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e, à pouco, trouxe como novidade a incorporação de policiais militares feminino.
A corporação tem 383 policiais militares mulheres — destas, 60 são oficiais (há duas coronéis, nove majores, 19 capitãs e 30 tenentes), as demais são cabos, sargentos e soldadas. Do total de 1931, 1548 são policiais homens.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias