25 de outubro de 2024

Corpo da vereadora Miriam Brandão é velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente

Nas eleições de 2024, parlamentar reeleita para a Legislatura de 2025 com 2.329 votos. Corpo da vereadora Miriam Brandão (PSD) é velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
O corpo da vereadora Miriam Brandão (PSD) é velado na tarde desta quarta-feira (23) no Plenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A parlamentar, morreu aos 56 anos na noite desta terça feira (22), em Presidente Prudente, quando passou mal, foi socorrida, mas não resistiu. Segundo informações preliminares da Câmara Municipal, ela teria sofrido um infarto fulminante.
Em nota ao g1, a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente lamentou o falecimento precoce de Miriam.
O sepultamento será no Cemitério Municipal São João Batista, nesta quinta-feira (24), ainda sem horário definido.
Miriam deixa marido, com quem era casada há mais de 30 anos, e dois filhos.
Membro de uma família de nove irmãos, sendo sete mulheres e dois homens, a irmã mais nova da parlamentar, Tânia Cristina Brandão, afirmou que Miriam deixou um legado de perseverança e de autenticidade.
“Ela viveu intensamente. Ela ficou quatro anos no mandato, mas ela legislou intensamente, nunca deixou ninguém sem resposta, nunca deixou de atender um pedido e era assim também no nosso dia a dia, na vida da família. Se você falasse alguma coisa, ligasse, ela já estava lá em casa, chegando [e perguntando] ‘Você está precisando de alguma coisa?’. Então, era uma coisa nata dela. Ela tinha essa essência de ajudar, fazer pelo outro e de servir. Ela entendia que o propósito dela era servir”, pontuou a irmã ao g1.
“Foi tão bonito, teve os seus 2.329 votos, estava feliz e, infelizmente, a gente é pego de surpresa e o que nos deixa é essa palavra que diz ‘Vamos amar enquanto é tempo, viver enquanto é tempo’ e mais, quem quiser trabalhar, dá para fazer para a população. Ela fazia um pouco, dentro dos limites dela, mas imagine toda uma Câmara fazendo também. Sei que eles fazem, mas nesse sentido de mostrar [que] ela não era um personagem, ela era isso. Então, ela não viveu um personagem, ela viveu ela”, complementou.
Corpo da vereadora Miriam Brandão (PSD) é velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Ao g1, o presidente da Câmara, Tiago Santos de Oliveira (PP) também expressou suas condolências.
“A Miriam deixou um legado de uma pessoa que não ficou presa ao gabinete, ela tinha o bordão dela de levar o gabinte, ‘O gabinete no bairro’, um projeto que ela tinha. Acho que esse legado de ter contato próximo a população, a Miriam vai deixar. É uma convivência muito boa, uma pessoa leve e que deixa saudade, deixa uma triste, um vácuo grande aqui na Câmara”, contou Oliveira.
Ele também ressaltou que o Legislativo está priorizando cuidar da família da parlamentar e oferecer todo o conforto possível.
Corpo da vereadora Miriam Brandão (PSD) é velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Luto oficial
A Câmara Municipal e a Prefeitura de Presidente Prudente decretaram luto oficial pela morte de Miriam.
A Administração ressaltou que o decreto será publicado ainda na manhã desta quarta-feira em uma edição extra do Diário Oficial Eletrônico (DOE).
O prefeito Ed Thomas (MDB) lamentou o falecimento de Miriam e declarou que todos estão consternados e ainda em choque com a notícia.
Corpo da vereadora Miriam Brandão (PSD) é velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Assistente social e parlamentar reeleita
Miriam Brandão era natural de Presidente Prudente, possuía ensino superior completo em Gestão Pública e Serviço Social, com pós-graduação em direito de família e especialização em defensoria de pessoas.
Atuou na área de assistência social, foi coordenadora do Fundo Social por sete anos e trabalhou na área da educação.
Brandão também prestou assessoria a parlamentares estaduais e federais durante 12 anos.
Em 2020, foi eleita a vereadora de Presidente Prudente. Nas eleições de 2024, foi reeleita para a Legislatura de 2025 com 2.329 votos, sendo a segunda mais votada do partido PSD.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias