19 de setembro de 2024

Corpos das vítimas da queda do avião são levados para Brasília pela Polícia Federal

As vítimas fatais são os policiais federais José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, de Brasília. Policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto morreram em acidente com monomotor da Polícia Federal em Minas Gerais
Reprodução/redes sociais
Os corpos dos policiais federais José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, que morreram na queda de um avião monomotor nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte, foram levados para Brasília em aeronave da Polícia Federal. A informação foi divulgada pela Polícia Civil de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (7).
O mecânico de uma empresa terceirizada, que também estava na aeronave, foi socorrido consciente e com trauma abdominal e encaminhado para o Hospital João XXIII.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião da PF chegou a decolar do Aeroporto da Pampulha e perdeu altitude instantes depois, caindo na lateral da pista, às 14h14 desta quarta. A aeronave pegou fogo ao atingir o solo, deixando duas pessoas mortas e uma ferida.
Queda de avião da Polícia Federal em BH: o que se sabe e o que falta esclarecer
Na manhã desta quinta-feira (7), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), informou que os militares que atenderam a ocorrência estavam em atividades rotineiras na Academia que fica ao lado do aeroporto onde a aeronave caiu.
De acordo com a corporação, os militares estavam na Academia de Bombeiros Militar, que fica no complexo da Pampulha, perto do aeroporto. Ela reúne militares em formação, oferece treinamentos e cursos de formação.
Na manhã desta quinta-feira (7), equipes da Polícia Federal estiveram no local do acidente para avaliar os destroços da aeronave. Outras viaturas do Corpo de Bombeiros seguem no local até que o combustível que caiu do avião seja recolhido, e o risco de incêndio seja totalmente anulado.
A proximidade do local do acidente possibilitou que o único sobrevivente da queda fosse socorrido de forma imediata.
“Eles [bombeiros] acionaram reforços e mais equipes chegaram para combater as chamas. Os militares foram diretamente à vítima com vida para perguntar quantas pessoas estavam na aeronave, e fizeram o atendimento”, disse o tenente Henrique Barcelos, do Corpo de Bombeiros
Vídeo mostra momento em que aeronave cai em BH
Quem estava no avião?
As vítimas fatais são os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto, de Brasília (DF). Os dois agentes eram lotados na Coordenação de Avião Operacional da PF e morreram no local (saiba mais abaixo).
O mecânico de uma empresa terceirizada, Walter Luís Martins, de 51 anos, foi socorrido com trauma abdominal, mas estava consciente. Ele foi levado para o Hospital João XXIII, na Região Centro-Sul de BH. Uma fonte ligada à unidade de saúde informou que o estado dele é estável.
Guilherme de Almeida Irber
Guilherme de Almeida Irber era piloto da PF
Redes sociais
O agente Guilherme de Almeida Irber estudou no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e se mudou para Brasília em 1995.
José de Moraes Neto
José de Moraes Neto era um dos tripulantes do avião da PF que caiu em BH
Redes sociais
José de Moraes Neto estava na Polícia Federal há 28 anos. Segundo pessoas próximas, ele era um piloto experiente de operações especiais. O policial cresceu no Gama, mas morava, atualmente, na Octogonal, em Brasília. José deixou a esposa e dois filhos.
LEIA TAMBÉM:
‘Poderia confirmar se ele está voando?’: ouça conversa entre controladores de voo durante queda de avião em BH
Policiais federais mortos em queda de monomotor em Minas Gerais são de Brasília
Aeronave que caiu na Pampulha já havia registrado incidentes em 2019 e em 2020
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias