3 de outubro de 2024

Corredora nas horas vagas, Tabata é fã de Marília Mendonça e quer ter cinco filhos com o prefeito de Recife; veja curiosidades sobre ela

Corredora, cachorreira e fã inveterada da série de TV ‘This is Us’, a candidata do PSB contou curiosidades de sua vida pessoal ao g1 e disse que SP é a melhor cidade do mundo: ‘Quando vejo o mar de prédios fico emocionada, acho realmente a vista mais linda do mundo’. Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo, posa para fotos após entrevista ao g1 em São Paulo
Fábio Tito/g1
Para além das propostas de campanha, o g1 quer tentar desvendar um pouco da intimidade de cada um dos candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Prestes a completar 31 anos em 14 de novembro, a paulistana Tabata Claudia Amaral de Pontes nasceu na Vila Missionária, na Zona Sul de São Paulo, é do signo do escorpião e torcedora de coração do Flamengo.
Nas horas vagas, adora correr, estudar e vislumbrar a vida na laje da casa simples, que a família construiu com muito esforço na periferia da cidade. Juntas, ela e a mãe têm sete cachorros.
A candidata do PSB, Tabata Amaral, com os cachorros, o namorado João Campos e a camisa do time do coração: o Flamengo.
Montagem/g1/Acervo Pessoal
Vai à missa aos domingos e namora o prefeito de Recife, João Campos, com quem quer ter cinco filhos. Um deles terá o nome de Eduardo, em homenagem ao sogro morto num acidente aéreo em 2014.
Nos momentos de lazer, também curte ler e assistir a séries. A principal delas: “This is Us”, que conta os dramas da família Pearson, e que faz todo mundo chorar.
Estudiosa, é também fã de livros e se emocionou com o drama “Tudo é Rio”, de Carla Madeira (Editora Record, 2021). A história gira em torno do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso insólito e anormal.
Veja mais curiosidades sobre Tabata Amaral (PSB), a candidata da periferia que quer mostrar que é “gente como a gente”.
A fã de corridas Tabata Amaral e o namorado, João Campos, com quem quer ter 5 filhos
Otavio Camargo e Bruna Azevedo/Arte/g1
Data de nascimento?
14 de novembro de 1993 – 30 anos [Signo de Escorpião].
Qual a sua música e o artista preferidos?
João Gomes e Marília Mendonça. E escolhi aqui uma música que eu adoro. Que, na verdade, é meu poema favorito: “Cidadão”, do Zé Ramalho.
“Tá vendo aquele edifício, moço? / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição / Era quatro condução / Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto / Olho pra cima e fico tonto / Mas me vem um cidadão / E me diz, desconfiado / Tu tá aí admirado / Ou tá querendo roubar?”
Onde e quando conheceu seu namorado? Conte como foi…
[Tabata namora João Campos (PSB), prefeito de Recife que tem 30 anos e é filho do ex-governador Eduardo Campos, morto na campanha presidencial de 2014, num acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo.]
Eu e o João nos conhecemos em 2019, em Brasília, e nos aproximamos quando criamos a comissão externa de fiscalização do MEC. Na época, o ministro era Ricardo Vélez Rodriguez, que era muito ruim, e eu sugeri fazer um “gabinete sombra”. O João me ajudou a buscar assinaturas para criar essa comissão. Não foi amor à primeira vista. A gente trabalhou juntos por muitos meses até que ele se declarou! Acho muito bonito que a gente tenha se aproximado porque temos os mesmos propósitos, principalmente por lutar pela educação.
Tabara Amaral (PSB) e o namorado João Campos (PSB), prefeito de Recife e candidato à reeleição na capital pernambucana.
Montagem/g1/Acervo Pessoal
Qual a música preferida do casal?
“Que Sorte a Nossa”, do Matheus e Kauan.
O casal pretende ter filhos? Quantos?
Nós ainda não temos filhos, mas pretendemos ter cinco – e já escolhemos quatro nomes: Maria Luiza, Maria Júlia, Eduardo e Francisco.
Tabata Amaral (PSB) e a mãe na laje da casa da família na Vila Missionária, perferia da Zona Sul de São Paulo. Local é o que ela mais gosta de estar em casa.
Acervo pessoal
Qual o seu livro preferido?
Eu adorei “Tudo é Rio”, da Carla Madeira. E todos da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Qual o último livro que a candidata leu?
O último livro que li foi “Desatando Nós”, que ganhei do José Serra. Na preparação para a campanha, nos últimos meses, foquei em livros que tivessem a ver com a gestão municipal: li “Um Governo de Esquerda para Todos – Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992)”, do Paul Singer, e outras obras sobre os ex-prefeitos.
A candidata Tabata Amaral (PSB) ao lado dos ex-prefeitos de SP: José Serra (PSDB) e Luiza Erundina (PSOL).
Montagem/g1/Acervo Pessoal
Quem são as três principais referências pessoais?
Darcy Ribeiro, uma referência importante na educação não só aqui no Brasil, mas no mundo todo. E Malala Yousafzai e Michelle Obama, duas mulheres fantásticas.
E a sua principal referência na política?
Eduardo Campos é um exemplo para mim. Você sabia que ele criou a Olimpíada Brasileira de Matemática para as escolas públicas? Foi a primeira medalha que ganhei.
Qual o time do coração da candidata?
Uma filha de uma baiana com um paraibano, sempre deu confusão essa questão de time! Time do coração é Flamengo! Em São Paulo, é o Corinthians.
Qual o canto da sua casa que você mais gosta?
A casa da Vila Missionária é cheia de memórias e muito importante para mim. Tem um corredor que foi uma invenção do meu pai, que ele chamava de jardim de inverno. Não tenho ideia de onde ele ouviu falar disso. Nós construímos os quartos, o segundo andar, depois que eu ganhei uma bolsa por causa da medalha da Olimpíada de Matemática. Cada canto da casa foi levantado com o esforço da família toda, pouco a pouco, até que veio a laje. A laje é o meu lugar preferido!
A laje da casa da família na Vila Missionária, Zona Sul de SP, na época da construção.
Acervo pessoal
A candidata tem pets? Quantos e quais?
Eu e a minha família somos apaixonados por cachorros. Temos sete: o Cuscuz, a Tapioca, o Timtim, a Ranna, o Frederico Valente e os mais novos membros da família, o Chico Paçoca e a Nani (que chegaram em maio deste ano).
Qual a sua série/programa de TV ou novela preferido?
Eu adoro séries. Entre as minhas preferidas, estão: “Sintonia”, “This is Us”, “Atypical”, e “Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis”.
Qual a série/programa de TV ou novela mais inesquecível na sua vida?
Eu adoro “This is Us”, fico emocionada toda vez a que assisto! E aproveito para lembrar que tem uma série legal sobre a minha vida, “Tabata”. Já foram sete episódios! Tem novidade toda segunda nas minhas redes sociais.
“This is Us”, a série americana que arrebata fãs no mundo inteiro contando os dramas da família Pearson ao longo das décadas.
Montagem/g1/Divulgação
Qual o hobby preferido da candidata?
Eu adoro correr. Começou para melhorar minha saúde mental e incentivar meu time, para ajudar a aliviar o estresse da vida política. E agora é um hábito que me faz muito bem.
O que a candidata mais faz nas horas vagas?
Gosto de correr, ir ao cinema. Aos domingos, comer meu cuscuz e ir para a missa com a minha família.
Corrida e café com cuscuz: as preferências pessoais da candidata do PSB.
Acervo pessoal
Qual a comida preferida da candidata e quem prepara melhor esse prato em casa?
Como boa filha de nordestinos, sou apaixonada por um bom cuscuz com café, leite, requeijão e ovo. Tudo fica melhor com cuscuz – e o da minha mãe é especial.
Uma saudade na vida da candidata?
Meu pai, meu maior incentivador. Depois que ele morreu, aos 39 anos, fiz um compromisso comigo mesma: de ajudar pessoas como ele, tão boas e brilhantes, mas que não tiveram o acolhimento necessário nem as oportunidades que tanto mereciam.
Tabata e o pai, na festa de 15 anos da jovem que nasceu na Vila Missionária, Zona Sul de SP, e foi estudar em Harvard, nos Estados Unidos.
Acervo pessoal
Um sonho na vida da candidata?
Meu sonho é que o Brasil tenha a melhor escola pública do mundo, para que todo mundo tenha mais oportunidades. E que, assim, a minha história não seja uma exceção.
Qual o lugar preferido na cidade de São Paulo? E por quê?
Sou absolutamente apaixonada por São Paulo. Quando vejo o mar de prédios fico emocionada, eu acho realmente a vista mais linda do mundo. E como cria orgulhosa da Zona Sul, para mim não tem lugar melhor e mais acolhedor que a minha gloriosa Vila Missionária.
Por que a candidata quer ser a prefeita de São Paulo?
Eu quero ser prefeita para que a minha história deixe de ser exceção aqui em São Paulo. Eu cresci na periferia e tive a vida transformada pela educação, mas quantas crianças de hoje vão poder contar essa história se a prefeitura não está conseguindo nem alfabetizar os alunos da rede municipal na idade certa? O que move a minha vida na política é a luta pela educação pública e a luta contra as desigualdades, que na verdade são a mesma luta.
O meu pai era cobrador de ônibus e escrevia em uns cadernos sobre as injustiças que ele via nas ruas de São Paulo. E de certa forma eu quero ser prefeita para enfrentar a mesma coisa que indignava ele, essa desigualdade brutal. Para colocar a periferia no topo, no centro das atenções da prefeitura, e resolver os problemas que eu conheço porque vivi. O povo de São Paulo está cansado de ter prefeitos que nunca usaram o serviço público.
Tabata Amaral e a mãe Maria Renilda Amaral Pires, diarista, casada com o cobrador de ônibus Olionaldo Francisco de Pontes.
Acervo pessoal

Mais Notícias