24 de fevereiro de 2025

Corretores de imóveis auxiliam agentes de saúde no combate à dengue em Rio Preto


Com mais de 2 mil imóveis vagos na cidade, corretores começam a fiscalizar e vedar locais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em Rio Preto, corretores de imóveis se juntam no combate à dengue com vistoria em imóveis fechados
Reprodução / TV Tem
São José do Rio Preto (SP) enfrenta a maior epidemia de dengue, com 17.518 mil casos confirmados e 13 mortes pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A visita de casa em casa está entre as ações de combate. Para auxiliar os agentes de saúde, corretores de imóveis têm ajudado no trabalho de vistoria em imóveis desocupados.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A medida foi adotada após uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
Os imóveis vagos, que somam mais de 2 mil na cidade, representam um grande desafio no combate ao mosquito Aedes aegypti, já que muitos estão fechados para aluguel ou venda, dificultando o trabalho dos agentes de saúde.
Além disso, algumas pessoas não autorizam a entrada dos trabalhadores nas casas. Com a medida, a vistoria passou a ser realizada inicialmente na companhia de corretores de imóveis. Depois disso, eles passam a ser propagadores de informação e também são responsáveis por vedar ralos, cobrir vasos sanitários e identificar possíveis focos do mosquito.
Em Rio Preto, corretores de imóveis se juntam no combate à dengue com vistoria em imóveis fechados
Reprodução / TV Tem
Em uma das ações, um agente de saúde acompanhou os profissionais, verificou a possível presença de criadouros do mosquito e explicou como os corretores podem identificar e evitar a propagação da doença nesses locais.
Em entrevista à TV TEM, o biólogo da Vigilância Ambiental, César Jerônimo, ressaltou que os imóveis com piscina também recebem tratamento com herbicidas para evitar o risco à saúde pública. “A Vigilância Ambiental tem várias frentes de combate e essa é mais uma”, afirma.
Após a vistoria, um adesivo é colocado nas portas dos imóveis, indicando que a inspeção foi realizada e que o local não oferece risco. A medida visa aumentar a conscientização entre os moradores e os possíveis inquilinos ou compradores.
Em Rio Preto, corretores de imóveis se juntam no combate à dengue com vistoria em imóveis fechados
Reprodução / TV Tem
Sabino Sidney Pietro, conselheiro estadual do Creci, destaca a importância da colaboração dos corretores. “É um trabalho simples, mas muito eficaz. Colocar o lacre no ralo e a vistoria na porta garante que o imóvel foi checado, proporcionando maior segurança tanto para o cliente quanto para quem está oferecendo o imóvel”, explica.
Depois de passar pelo treinamento, os adesivos são entregues aos corretores de imóveis, para que periodicamente seja feita a vistoria em imóveis desocupados. A Secretaria Municipal de Saúde prevê que essa ação ajude a minimizar o impacto da epidemia. Com esse apoio, a expectativa é de que mais residências sejam vistoriadas de forma eficiente.
Corretores de imóveis auxiliam agentes de saúde no combate à dengue em Rio Preto
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias