10 de outubro de 2024

Cortejado por campanhas de Elmar e Motta na Câmara, PT recebe ofertas de cargos na Mesa Diretora

Primeira vice-presidência ou Primeira Secretaria? O PT poderá escolher qual cargo vai querer na composição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026. O partido é considerado estratégico pelos pré-candidatos à presidência da Câmara e está sendo cortejado por candidaturas opostas.

Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil e candidato ao comando da Câmara, está oferecendo ao presidente Lula que seu partido fique com a primeira vice-presidência da Casa. O primeiro vice é o substituto eventual do presidente e fica responsável também pela aprovação dos requerimentos de informação enviados ao governo federal.
Lula deu aval para Hugo Motta concorrer na Câmara, diz deputado Marcos Pereira
Já Hugo Motta (PB), líder do Republicanos e candidato do presidente Arthur Lira (PP-AL), oferece a Primeira Secretaria. A função é como se fosse uma prefeitura da Câmara e é responsável pelos contratos de manutenção da Casa.

A federação do PT, composta também pelo PCdoB e pelo PV, reúne 80 deputados. É a segunda maior bancada da Câmara, depois do PL, com 92. O regimento da Câmara prevê que a escolha dos cargos da Mesa Diretora se dá pela proporcionalidade do maior bloco formado para a eleição.

Se o PT caminhar com Elmar, será o maior partido do bloco e, por isso, poderá indicar o cargo mais cobiçado da Mesa Diretora depois da presidência — que é a primeira vice.
Porém, se caminhar com Motta, o PT estará no mesmo bloco do PL. E como o partido de Bolsonaro tem mais parlamentares, o partido de Lula terá a segunda escolha.

Atualmente, o PT tem a Segunda Secretaria da Câmara -‘ que cuida dos passaportes diplomáticos. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) é quem ocupa a função.

A interlocutores, Elmar disse que pediu ao presidente Lula que deixe a decisão para janeiro.
O líder do União Brasil avalia que não faz sentido o PT estar no mesmo bloco do rival PL para ter uma posição pior na Mesa. Elmar conta com o apoio de PDT e PSB, partidos mais alinhados ideologicamente com o PT.

Lideranças do PT, no entanto, avaliam que o partido participou da construção do nome de Hugo Motta e que o presidente Lula delegou ao presidente Lira a condução do processo de sucessão. Na opinião desses deputados, pegaria mal se o partido não apoiasse Motta, depois da construção do nome dele.

Mais Notícias