23 de fevereiro de 2025

Cortiço desaba e deixa quatro pessoas soterradas no litoral de SP; FOTOS


Vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde em Santos (SP). Cortiço desabou em Santos, SP
Sílvio Luiz/AT
Um cortiço desabou em cima de quatro moradores em Santos, no litoral de São Paulo, neste sábado (22). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), as vítimas foram soterradas pelos escombros e precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde da região.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado, por meio da central de emergências 193, para o desabamento de moradias precárias na Avenida São Francisco, no bairro Paquetá. Seis viaturas e 20 profissionais atuaram no resgate das quatro vítimas, ainda não identificadas.
A corporação explicou que o local foi evacuado devido a situação de risco do imóvel. Segundo a Prefeitura de Santos, a Defesa Civil constatou que o desabamento de um telhado causou o deslocamento de parte de uma parede. Ao menos dois cortiços foram afetados.
Cortiço desabou em Santos, SP
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Vítimas
Segundo a administração da cidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado, sendo três vítimas encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e a quarta socorrida à UPA Zona Leste. A SSP-SP afirmou que elas permaneceram sob cuidados médicos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os moradores relataram que não tinham mais pessoas próximas ao local do desabamento após o resgate das vítimas. Apesar disso, os profissionais continuaram as buscas entre os escombros até as possibilidades serem esgotadas.
O pedreiro Hugo Leonardo Fernandes de Brito morava em um dos cortiços afetados, mas havia acabado de sair do local quando houve o desabamento. Ele não chegou a ser levado ao hospital porque apenas machucou os braços tentando tirar as pedras de cima de uma das vítimas.
“Só estou com chinelo, bermuda e camiseta, mais nada. O restante está tudo debaixo das pedras, dos tijolos”, lamentou o pedreiro. “Eu não tenho dinheiro para alugar outro lugar […]. Eu só recebo no final do mês. Vou fazer o que agora?”, questionou o homem.
Cortiço desabou em Santos, SP
Sílvio Luiz/AT
A administração municipal informou que a equipe da Proteção Social Básica está à disposição para prestar atendimento às vítimas no Centro de Referência em Assistencia Social (Cras).
O imóvel ficou interditado para a realização de uma perícia da Polícia Civil. De acordo com a SSP-SP, o caso foi registrado como desabamento ou desmoronamento na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias