18 de novembro de 2024

Couve-flor roxa, laranja e verde: produtor investe em variedades pouco vistas no Brasil

Comuns na Ásia e na Austrália, couve-flor colorida chama atenção. Pela primeira vez, produtor de Barrinha (SP) consegue colher as quatro cores que existem da hortaliça, incluindo a branca. Produtor de Barrinha aposta em couve-flor colorida e muda produção
A couve-flor é um ingrediente comum na mesa do brasileiros, mas você sabia que, além da tradicional branca, a hortaliça existe também em cores vibrantes, como o roxo, laranja e verde limão?
Em Barrinha (SP), o produtor rural e agrônomo Carlos Suzuki investe nas variedades coloridas da hortaliça para atrair o público.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A plantação no interior de São Paulo é uma das poucas que produzem a couve-flor colorida, mais comum na Ásia, Austrália e América do Norte. O produtor conta que este ano foi o primeiro que ele conseguiu colher as quatro cores juntas e para isso foi preciso se planejar.
“Nós temos no máximo dois meses e meio para cultivar aqui na nossa região e cada cultivar tem um tempo para produzir. O branco, por exemplo, tem um certo tempo, a roxa é a mais tardia, então a gente tem que conciliar isso para conseguir colher as quatro na mesma época. A vai vai semeando conforme o ciclo de cada cor”.
O período de produção acontece nos meses mais frios do anos, por isso o tempo é tão curto no Brasil, um país tropical. Apesar da beleza das cores chamar a atenção, essa não é a única qualidade da hortaliça.
Produtor de Barrinha (SP) investe em variedades coloridas de couve-flor
Reprodução/EPTV
Cada cor um nutriente
Vista como uma raridade no Brasil, a couve-flor colorida é rica em variados nutrientes, a depender da sua cor. Todas são ricas em fibra, ácido fólico, vitamina C e minerais, principalmente magnésio e potássio, como explica Suzuki.
“A roxa, por exemplo, ela tem muita antocianina que dá aquela coloração avermelhada, é uma substância antioxidante, é bem saudável. A laranja tem bastante betacaroteno, então é fonte de vitamina A, igual cenoura e abóbora. A verde limão tem bastante ácido fólico e ela é rica em vitamina C, cada cor tem um nutriente diferenciado”.
O produtor esclarece que a couve-flor verde, pelo o que se sabe, é um cruzamento do brócolis com couve-flor e a coloração esverdeada se dá pela grande presença de clorofila. Já a roxa e laranja são o resultado de uma mutação genética.
“O pessoal vai fazendo melhoramentos, cruzamentos, até chegar em uma variedade híbrida. O sabor é bem parecido, a roxa tem o sabor um pouco mais acentuado, mas são bem palatáveis, quem gosta de couve-flor provavelmente vai gostar”.
Produtor de Barrinha (SP) investe em variedades coloridas de couve-flor
Reprodução/EPTV
Estratégia de venda
Suzuki conta que a ideia de produzir a couve-flor colorida foi uma ideia para garantir a venda, driblar questões de plantio e agradar os clientes.
“Nessa época do ano as vendas de hortaliças folhosas diminui então a gente resolveu dar uma ampliada, aumentando o leque de opções e como nós gostamos muito de plantio diferenciado, nós resolvemos plantar essas couves-flores coloridas”.
Apesar do espanto inicial e da curiosidade com a couve-flor colorida, aos poucos, a variedade vibrante da hortaliça é aceita. Muitos acham que a versão roxa é tingida, mas o produtor esclarece a dúvida para os clientes que se jogam nas mais variadas receitas.
“Nós fazemos bastante saladas porque fica muito bonito. Eu acho que até as crianças que as vezes são meio ruim para comer vão conseguir comer, porque chama muita atenção né, além de ser bem saudável, acho que é o que mais importa”, completa.
Produtor de Barrinha (SP) investe em variedades coloridas de couve-flor
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias