19 de janeiro de 2025

Cratera em acesso à Via Mangue: confira rotas alternativas para evitar engarrafamento

Buraco ocupa duas faixas da pista no sentido Centro. Prefeitura faz reparos na pista, mas previsão é que via seja liberada na quinta (20). Técnicos da Emlurb fazem reparos em cratera que se abriu em acesso à Via Mangue, em Boa Viagem
Reprodução/TV Globo
A cratera que se abriu na Rua Dom João VI, em Boa Viagem, na terça-feira (18), deixou o trânsito mais lento num dos principais acessos à Via Mangue, que liga a Zona Sul ao Centro do Recife. Nesta quarta-feira (19), uma equipe da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) segue no local fazendo os reparos na pista. A previsão é que o serviço seja concluído na quinta (20).
Segundo a prefeitura, o asfalto cedeu devido a uma obra feita há dois anos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Procurado, o órgão estadual disse que o afundamento se deu na rede de drenagem, mantida pela gestão municipal (veja resposta abaixo).
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O buraco se formou nas imediações do cruzamento com a Rua Alexandrino Martins Rodrigues, entre o Shopping Recife e o viaduto no sentido Zona Sul–Centro. A cratera ocupa duas faixas da pista, deixando apenas uma livre para os motoristas.
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para evitar passar pelo local, os motoristas podem seguir três rotas alternativas: pelas avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, ou pela Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira.
O que dizem a Emlurb e a Compesa
O g1 procurou a Emlurb e a Compesa para entender o que causou o afundamento da pista. A autarquia municipal disse que:
A Compesa, em parceria com a empresa BRK Ambiental, executou uma obra para implantar um sistema de esgotamento sanitário na área em 2021 — serviço que foi finalizado em 2022;
A intervenção atingiu uma rede de drenagem da Emlurb de 800 milímetros, fazendo um corte transversal;
O dano foi reparado com a construção de uma “caixa cega” de forma a permitir o fluxo das águas pluviais para o canal que divide a via;
Nem a Compesa nem a BRK comunicaram à prefeitura que fizeram essa ação;
A equipe técnica da Emlurb foi surpreendida com abatimento da pista, provocado por essa “caixa cega”, que não estava devidamente vedada.
Procurada, a Compesa negou as informações repassadas pela Emlurb e disse que:
O afundamento acontece na rede de drenagem, serviço gerenciado pela prefeitura;
Na terça-feira (18), quando tomou conhecimento do ocorrido, enviou duas equipes técnicas, especializadas em água e esgoto;
Não foi encontrado qualquer ponto de vazamento na rede de abastecimento na área, por onde passa uma tubulação de 600 milímetros, considerada de grande porte;
Também não há extravasamento de esgoto que tenha contribuído com o desgaste da pista;
Para comprovar a alegação da Emlurb de que o problema foi causado pela obra da empresa estadual, seria necessário fazer uma perícia, “pois não é possível sustentar essa possibilidade apenas com análises visuais”;
Todas as intervenções foram executadas com as devidas autorizações de acordo com os parâmetros técnicos estabelecidos pela gestão municipal;
Independentemente da causa do afundamento, deslocou equipes ao local para auxiliar a Emlurb na recuperação da rede de drenagem para atuar “na eventualidade de alguma ação emergencial”.
Cratera se abriu no Recife, no sentido de quem segue da Zona Sul para o Centro
Reprodução/WhatsApp
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