Buraco no solo foi um dos estragos causados por um período de fortes chuvas em Planaltina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fenômeno tem aproximadamente 15 metros de profundidade e 500 metros de extensão. Cratera é formada após período de chuva em Planaltina
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Parte de uma rua foi engolida por uma cratera de aproximadamente 15 metros de profundidade e 500 metros de extensão, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O buraco no solo foi um dos estragos causados por um período prolongado de fortes chuvas no município. Em entrevista ao g1, a major do Corpo de Bombeiros Gyovana Martins informou que o fenômeno conhecido como voçoroca já existia na cidade, mas foi intensificado nos últimos dias.
“A forte precipitação da chuva e o grande volume de água causaram o rompimento de várias manilhas dessa rede pluvial, que em efeito dominó foram cedendo e sendo arrastadas uma a uma, formando uma enorme cratera ameaçando várias moradias próximas”, mencionou.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o volume de chuva na região chegou a atingir 128,6 milímetros. De acordo com informações da major, as galerias de captação pluvial da região não suportaram a vazão das enxurradas.
O Corpo de Bombeiros identificou pontos de alagamento nas regiões baixas da cidade, em especial no Setor Oeste, na terça-feira (14). A equipe destacou que 30 casas foram atingidas diretamente e, no total, aproximadamente 120 pessoas.
Em nota, a Prefeitura de Planaltina disse que acompanhou de perto os estragos da chuva e que decretou situação de emergência com o intuito de agilizar as ações de resposta e assistência à população. “Seguiremos monitorando o cenário e mantendo a comunidade informada sobre as medidas tomadas”, comunicaram.
LEIA TAMBÉM:
Tempestade deixa ao menos 120 pessoas com casas alagadas em Planaltina, diz Corpo de Bombeiros
VÍDEO: Pessoas jogam corda para salvar motorista ilhado durante temporal em avenida de Goiânia
Mulher tenta salvar carro ilhado em alagamento após chuva em Goiânia
Em entrevista à TV Anhanguera, moradores do município relataram as dificuldades enfrentadas e o prejuízo deixado após o temporal. “Meu medo é perder o investimento do terreno. A gente já perdeu ali em torno de 30 metros para dentro do terreno, a cratera entrou para dentro do terreno com a chuva”, lamentou o corretor de imóveis, Ângelo Miranda.
Cratera em rua preocupa moradores de casas próximas ao fenômeno, em Planaltina
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Medidas de contenção
A equipe do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil deslocaram militares em embarcações para socorrer às vítimas dos locais alagados, além de cadastrar as famílias afetadas, para saber quais necessitavam de abrigo e identificar as casas que precisaram ser interditadas.
“A Defesa Civil Estadual disponibilizou cestas básicas, cobertores, alguns filtros e vários mix do bem, que foram distribuídos para as famílias mais atingidas e que necessitavam de apoio imediato”, disse a major Gyovana Martins.
Pessoas sendo resgatadas em botes durante alagamento em Planaltina
Reprodução / Corpo de Bombeiros
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás