2 de outubro de 2024

Crescimento de bancos de areia e botos encalhados: lago quase seco preocupa moradores de cidade turística em Goiás

Lago está localizado no povoado de Luiz Alves e é um dos principais acessos ao Rio Araguaia. Grande parte dos moradores vive da pesca e do turismo. Lago Luiz Alves passa por dregagem no acesso ao Rio Araguaia
O crescimento de bancos de areia e o encalhe de botos no lago preocupam os moradores de São Miguel do Araguaia, na região norte de Goiás. A situação ocorre por causa da seca extrema que atinge a região, o que afeta diretamente a rotina de pescadores e comerciantes da cidade turística. O lago está localizado no povoado de Luiz Alves e é um dos principais acessos ao Rio Araguaia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Com o nível do lago muito abaixo do normal, o ponto de embarque de turistas e pescadores precisou ser transferido. “É muito difícil até para o pessoal andar. De madrugada, vai atender os clientes e, na hora de passar com o pessoal, tem que arrastar a canoa, correndo o risco de pisar em uma arraia”, disse o barqueiro e guia de pesca Elisvaldo da Silva à TV Anhanguera.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Botos encalham após lago ficar com nível baixo de água em Goiás
ANTES E DEPOIS: Rio Araguaia atinge o nível mais baixo dos últimos 50 anos
SECA: Após mais de 150 dias de estiagem, canal do Rio Araguaia seca
Deborah Nicácio, comerciante que trabalha em frente ao acesso do lago ao Rio Araguaia, relata que o movimento de turistas diminuiu no local.
“Aqui, a maioria das pessoas sobrevive da pesca, sobrevive do turismo, então dificulta muito”, contou a comerciante.
Em agosto, dois botos encalharam no local. Moradores registraram o momento em que uma fêmea e seu filhote tentam nadar para sair do lugar, mas não conseguem (veja o vídeo abaixo).
Botos encalham após lago ficar com nível baixo de água em Goiás
Para tentar resolver o problema, o Distrito de Irrigação de Luiz Alves iniciou a dragagem de um canal. Segundo o responsável técnico pelo projeto, João Vitor Maria, o objetivo é facilitar o acesso ao rio, permitindo o retorno da pesca, o trânsito de embarcações e a circulação dos peixes.
“Tem várias canoas paradas deste lado porque não trafegam para lá [Rio Araguaia]. Isso vai melhorar o fluxo dos ribeirinhos, que vão poder utilizar outros portos para o turismo. Os peixes que estiverem encalhados poderão voltar a transitar pelo canal do rio e os botos, que não correrão o risco de ficar encalhados”, disse João Vitor Maria.
Lago quase seco preocupa moradores de São Miguel do Araguaia, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias