Representantes da Cresol Grandes lagos participaram da conferência da Woccu, em Boston, nos Estados Unidos. Entre os dias, 21 a 24 de julho, a Cresol participou da Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA). Este é o principal evento de cooperativas de crédito do mundo, com a participação de mais de 6 mil pessoas ligadas ao cooperativismo em mais de 60 países.
Este ano, a Cresol participou pela primeira vez como membro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), o que demostra o reconhecimento pela trajetória da cooperativa e sua relevância nos espaços de construção do cooperativismo. A delegação da Cresol contou com a participação de mais de 50 dirigentes, que representam as cooperativas singulares, centrais e confederação.
“O fato de estarmos nesta edição como membro associado, sendo acolhidos neste espaço estratégico do cooperativismo de crédito do mundo, demonstra a grandiosidade dos nossos feitos enquanto Cresol. Seguramente, estamos colhendo os frutos de nossa longa história”, diz Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
A conferência mundial da Woccu é um evento relevante para o setor cooperativista de crédito, proporcionando a oportunidade de troca de conhecimentos e experiências com representantes de diferentes partes do mundo. As mesas de trabalho debateram temas de ESG, governança, liderança, relacionamento com cooperado, segurança, inteligência artificial (IA), entre outros.
O vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, ressalta o aspecto estratégico do evento: “Nós estamos presentes, agora como membro oficial da Woccu, nesse espaço estratégico que traz os grandes desafios e as oportunidades para o cooperativismo de crédito ao redor do mundo. Aqui, podemos revisitar nossas práticas e alinhar novas perspectivas para nossa atuação”.
Além dos debates, a delegação da Cresol realizou visitas técnicas a instituições em Connecticut e Nova Jersey, para conhecer as organizações, a relação com os cooperados e os processos de funding. As visitas aconteceram em cooperativas comunitárias, cooperativas de crédito agrícola e cooperativas que atuam com imigrantes.
Cresol Grandes Lagos presente na conferência
Nilceu Kempf, presidente do conselho de administração, representou a Cresol Grandes Lagos na Woccu. “Sermos reconhecidos e inseridos como membros do conselho na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é uma alegria sem tamanho, é a prova que enxergam a Cresol como forte expoente do cooperativismo no Brasil. Isso nos enche de orgulho”, celebrou o presidente.