Caso aconteceu no Morro São Bento, em Santos. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos estava em uma troca de tiros com os agentes de segurança. Outro menor de 15 anos foi baleado e sobreviveu. Caso ocorreu no Morro São Bento, em Santos (SP). Ryan, de 4 anos, estava brincando na rua quando foi atingido.
Redes sociais e Arquivo Pessoal
Uma criança, de 4 anos, morreu após ser baleada durante um confronto policial no Morro São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 nesta quarta-feira (6), dois adolescentes, de 15 e 17 anos, também foram atingidos durante a troca de tiros. Segundo a polícia, a dupla era suspeita. O adolescente mais velho morreu e o outro foi socorrido sob escolta.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o boletim de ocorrência, o confronto ocorreu durante um patrulhamento de rotina da Polícia Militar (PM) por volta de 20h15 de terça-feira (5), no Morro São Bento, entre as ruas São Sérgio e São Fernando.
Segundo o registro policial, três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) estavam pelo bairro quando viram que aproximadamente dez homens, sendo quatro em motocicletas, fugiram ao notarem a equipe policial.
De acordo com o BO, os suspeitos correram até um ponto de tráfico de drogas, por isso, os policiais precisaram desembarcar das viaturas para iniciarem as buscas pelo grupo. Segundo o relato da equipe, quando os agentes se aproximaram do ponto de tráfico de drogas, os suspeitos passaram a efetuar disparos. Por isso, os policiais revidaram e solicitaram apoio.
A outra equipe da PM chegou pela parte superior do morro, gerando efeito surpresa a aproximadamente oito deles. Ainda segundo o BO, os suspeitos dispararam novamente contra os policiais. Por isso, houve um novo confronto que terminou com dois adolescentes baleados.
De acordo com a corporação, os demais suspeitos conseguiram fugir pela área de mata. Sendo assim, os policiais apreenderam três motocicletas, sendo uma delas produto de furto. Além disso, armas e um radiocomunicador também foram apreendidos.
Tiroteio em morro termina com mortos em Santos, SP
Segundo o registro policial, os dois suspeitos baleados foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste e para a Santa Casa de Santos. Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 17 anos, morreu.
O segundo adolescente, de 15 anos, permaneceu sob escolta logo após receber o tratamento médico na Santa Casa.
Criança baleada
O boletim de ocorrência não cita que Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, também foi baleado durante o confronto.
Ao g1, a mãe dele Beatriz da Silva Rosa disse que o menino estava brincando com outras crianças em frente à casa de uma prima quando foi atingido na barriga.
Ele foi levado até a Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu.
Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, morreu após ser baleado no Morro São Bento, em Santos (SP)
Arquivo Pessoal
Nova ocorrência
Segundo a Polícia Civil, outro confronto policial ocorreu momentos depois na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, no Centro de Santos.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe estava em patrulhamento pelos corredores de ônibus quando viu um homem observando os policiais em um trecho conhecido como ponto de tráfico de drogas em um elevado.
Segundo o registro, o suspeito gritou: “vai morrer, polícia” e disparou na direção da viatura, atingindo o veículo. Por isso, a equipe se deslocou para fora do alcance do suspeito.
Em seguida, um dos policiais desembarcou do veículo e disparou em direção ao suspeito, enquanto um outro agente chegou para prestar apoio pelas ruas Visconde de São Leopoldo e São Bento.
Os agentes acessaram a escadaria Joana D’Arc, onde ocorreu o segundo confronto. Um tenente efetuou disparos contra o suspeito até que ele parasse de atirar. No entanto, o homem conseguiu fugir e, por conta das condições geográficas da área, a equipe policial não avançou na direção dele por falta de recursos.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para o local da ocorrência, mas a criança baleada já tinha sido levada para a Santa Casa. “As equipes do Samu socorreram dois homens baleados. Um deles foi levado para a UPA Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi levado para a Santa Casa”.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não se manifestou até a publicação desta matéria.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos