7 de janeiro de 2025

Criança passa mal e família diz que Samu não prestou socorro no AC; Sesacre diz que seguiu protocolos do Ministério da Saúde

Vídeo da criança chegando passando mal ao pronto-socorro circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (3). Família suspeitava de que menina estaria tendo um AVC. Secretaria de Saúde do Acre publicou nota dizendo que menina passou por exames que descartaram possível quadro e que ela recebeu alta após atendimento. Criança passa mal e família diz que Samu não prestou socorro no AC; Sesacre descartou AVC e menina recebeu alta após exames
O vídeo de uma criança de 10 anos chegando quase desacordada no pronto-socorro de Rio Branco circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (3). De acordo com a família, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) negou atendimento médico para a menina e pediu que usassem um carro de aplicativo para levá-la ao hospital. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) afirma que foram seguidos os protocolos do Ministério da Saúde para casos de emergência. (Veja nota completa abaixo)
LEIA MAIS:
No AC, jovem desmaia e mãe acusa Samu de não prestar atendimento
Mãe acusa atendente do Samu de mau atendimento; ‘me mandou ir a pé’
Idosa morre em carro de aplicativo e família diz que Samu negou socorro; coordenação apura conduta médica
Segundo a família, a criança estaria sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), porém mesmo com a suspeita, ela não teria recebido atendimento. Foi dito a eles que esse tipo de atendimento não era feito pelo Samu. (Confira o vídeo acima)
A Sesacre informou que o AVC não foi constatado após exames médicos e laboratoriais. A nota ainda diz que foi feita uma tomografia e, após os exames, foi demonstrado que a menina estaria com o quadro clínico estável e já recebeu alta.
“No Pronto-Socorro de Rio Branco, J.A.P.S. foi recebida pela equipe médica de plantão, avaliada de imediato e não foram constatadas, por meio de tomografia e exames clínicos, alterações motoras, descartando-se, portanto, um eventual quadro de AVC. Também foi descartado o risco de meningite”, disse.
Nota pública sobre paciente atendida pelo Samu
“O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem a público esclarecer informações sobre a real situação de saúde da criança J.A.P.S., de 10 anos, que supostamente estaria com quadro de AVC, o que não se constatou em exames médicos e laboratoriais até o presente.
Tais exames, realizados no Pronto-Socorro de Rio Branco, inclusive tomografia, demonstram que a menina apresenta um quadro clínico estável e, após avaliação por especialista em neurologia, recebeu alta.
Informa ainda que, sobre o atendimento prestado à família pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), este foi feito seguindo protocolos designados pelo Ministério da Saúde, que fazem triagem por meio do serviço médico de critérios de gravidade.
No atendimento feito pelos médicos do Samu não foram identificados, naquele momento, que a paciente J.A.P.S. apresentasse critério para que houvesse uma necessidade de remoção usando a ambulância.
Diante disso, a orientação à família foi para que esta procurasse uma unidade de pronto atendimento mais próxima, o que foi feito.
No Pronto-Socorro de Rio Branco, J.A.P.S. foi recebida pela equipe médica de plantão, avaliada de imediato e não foram constatadas, por meio de tomografia e exames clínicos, alterações motoras, descartando-se, portanto, um eventual quadro de AVC. Também foi descartado o risco de meningite.
A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com o bom atendimento a todos os pacientes em suas unidades e também junto ao Samu, que, como foi dito, segue protocolos do Ministério da Saúde para casos de emergência.
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre.”
Criança passa mal e família acusa Samu de negligência no AC; Sesacre diz que protocolos do MS foram obedecidos
Reprodução
VÍDEOS: g1

Mais Notícias