29 de setembro de 2024

Crianças de até 4 anos passam a receber vacina injetável contra poliomielite no AP

Mudança acontece a partir do dia 4 de novembro. Vacina antes era ofertada em ‘gotinhas’ para crianças pequenas. Ministério da Saúde vai substituir vacina da poliomielite em gotas pela injetável a partir de 2024
Jornal Nacional/ Reprodução
No Amapá, a vacina injetável contra a poliomielite passa a ser ofertada para crianças na faixa etária de 4 anos, 11 meses e 29 dias. Antes a dose era ofertada somente em ‘gotinhas’. A mudança acontece a partir do dia 4 de novembro e foi estabelecia pelo Ministério da Saúde.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A coordenadora de imunização do estado, Erika Porto, disse que com a dose injetável, a imunização será ofertada apenas uma vez, ao contrário da dose em gotas, que precisava de doses de reforço.
“O calendário infantil é composto de duas formas. Tem o calendário que ele começa com dois, quatro, seis meses, que ele é realizado através da vacina já injetável e dois reforços com a vacina oral que é a gotinha do Zé Gotinha. Então, todo o esquema da vacina da poliomielite será realizado através da vacina injetável da poliomielite, a VIP”, disse
Todos os imunizantes são distribuídos de forma gratuita nas unidades básicas dos 16 municípios do estado do Amapá. As vacinas em ‘gotinhas’ ainda terão as unidades distribuídas antes da transição.
Poliomielite é uma doença que antes era conhecida por paralisia infantil, que acometia crianças, quando não existia a vacina específica. Além das doses contra a doença, outras vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde, para atualização do cartão.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias