13 de janeiro de 2025

Crianças e adolescentes de até 16 anos são vacinados contra a dengue em Rio Branco: ‘Melhor se prevenir’

Dia “D” de vacinação contra a dengue acontece em sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) e em três Unidades de Saúde da Família (USF). Vacinas vencem no dia 30 de abril. Público-alvo foi ampliado para adolescentes até 16 anos
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Aos 12 anos, o adolescente Thiago Rafael viu a avó sofrer recentemente com um quadro de dengue. Por isso, ele entendeu que é importante se proteger contra a doença, e compareceu a uma unidade de saúde para se vacinar.
“Muita gente está morrendo com essa doença, melhor se prevenir. Acho que é muito perigoso”, comenta.
LEIA MAIS:
Vacina contra dengue é ampliada para adolescentes de até 14 anos em seis cidades do Acre
Rio Branco começa a vacinar crianças de 10 a 11 anos contra a dengue; veja pontos de imunização
Governo do Acre lança campanha de imunização contra a dengue
Casos prováveis de dengue sobem mais de 300% nas primeiras nove semanas de 2024 no Acre
Entretanto, nem todo mundo compreende a importância da imunização. O mutirão de vacina contra a dengue que acontece em Rio Branco neste sábado (13) teve baixa procura nas primeiras horas da ação. O público-alvo foi ampliado para adolescentes até 16 anos por causa da baixa procura pela vacina contra a doença. Essa é a segunda ampliação no público-alvo da campanha desde o começo de fevereiro.
“O movimento é bem lento, a procura ainda é bastante baixa. O nosso público-alvo são adolescentes de 10 a 16 anos, e a gente pede que os pais procurem vir com os seus filhos, sempre acompanhá-los. Não mandem os filhos sem serem acompanhados, que a gente não vai fazer a vacinação. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Podem vir à unidade, que serão vacinadas”, explica a enfermeira Bruna Damasceno.
O mutirão de vacinação ocorre em sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) de Rio Branco e três Unidades de Saúde da Família (USF). Inicialmente, as doses foram liberadas para crianças de 10 e 11 anos. No final de fevereiro, a vacinação foi ampliada para adolescentes de até 14 anos em seis cidades do Acre. Até o começo de abril, apenas 6,18% do público havia sido vacinado.
O objetivo é garantir que mais pessoas sejam imunizadas pois as vacinas vão perder a validade até o dia 30 de abril.
A preocupação com a baixa procura é compartilhada pela avó de Thiago, Francisca Carvalho de Souza. Ela, que sofreu com a infecção causada pelo mosquito Aedes aegypti, ressalta que os pais e responsáveis devem pensar na saúde dos adolescentes e garantir a proteção a eles, além de evitar o desperdício das vacinas.
“Eu peguei dengue, sei que é muito ruim. Eu fico aterrorizada de ver que os pais não trazem as crianças. Nós precisamos proteger os nossos filhos. E aí, fica assim, as vacinas em tempo de vencer. Deveriam abrir para quem quer tomar, porque eu, se tivesse, já iria tomar. A proteção do meu neto é tudo para mim”, alerta.
Colaborou o repórter Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre.
Esquema vacinal
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A faixa etária do público-alvo nesse primeiro momento foi escolhida pois concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Pelo menos 17.810 doses da vacina contra a doença foram enviadas pelo Ministério da Saúde e chegaram ao estado no dia 13 de fevereiro deste ano.
Veja onde a vacina estará disponível no dia “D” em Rio Branco:
Rio Branco:
Urap Eduardo Assmar
Urap Roney Meireles
Urap Augusto Hidalgo de Lima
Urap Cláudia Vitorino
Urap Rozângela Pimentel
Urap São Francisco
Urap Vila Ivonete
USF Maria Áurea Vilela
USF Francisco Constâncio
USF Manoel Alves Bezerra
Vacina dengue é liberada para adolescentes de 14 anos
Divulgação / Semsa
Dengue
Dores de cabeça, no corpo, mal-estar. Esses sintomas estão entre os que costumam ser associados de imediato à dengue. Porém, a doença não se resume a essas manifestações, já que pode se apresentar em formas mais graves.
Sintomas de dengue
Arte g1
A febre é o primeiro sintoma a se manifestar, e, geralmente, permanece acima de 38ºC. Infectologistas destacam que, após a picada do mosquito, os sintomas aparecem entre 2 a 10 dias. Alguns pacientes apresentam mais ou menos sintomas.
Também ocorre dor de cabeça, cansaço, dor nos músculos (mialgia), dor nas articulações (artralgia), dor atrás dos olhos (retro-orbitária) e vermelhidão na pele (exantema) com ou sem coceira (prurido). O paciente também pode apresentar náuseas, vômito e diarreia.
Como evitar a dengue?
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: g1
n

Mais Notícias